RESENHA CRÍTICA: Educação Física Escolar e as Relações Raciais e de Gênero: uma relação possível. (CORSINO)

1205 palavras 5 páginas
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA
Supervisão: Profª Drª Cláudia Goulart
Tutor: Rafael dos Santos Cruz
Cursista: Keila Batista Santos
Polo: Piritiba-Ba Data: 15/05/2015

Resenha Crítica

CORSINO, Luciano Nascimento. Educação Física Escolar e as Relações Raciais e de Gênero: uma relação possível. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. ENDIPE, 2012.

I - CREDENCIAIS DO AUTOR
Autor do livro “O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar", pela Cortez (2012), Luciano Nascimento Corsino é graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP. Possui especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Corsino é membro do Grupo de Estudos "Professores Pesquisadores".

II - RESUMO DA OBRA No presente texto o autor expõe os resultados de uma pesquisa feita na Escola Estadual de São Paulo, com turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental. O escopo da pesquisa é identificar como são as relações de gênero durante as aulas de Educação Física. Na introdução, Corsino mostra como é perceptível a presença de movimentos voltados a erradicar as inúmeras hierarquizações sociais presentes em nossa sociedade. Dando como exemplo, movimentos institucionais, como o da UNESCO, que se dispunham com o objetivo de eliminar as vastas desigualdades raciais em nossa sociedade. Como resposta a essas lutas, em 2003 foi publicada a Lei 10.639/03, a qual dita que: os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e

Relacionados