Resenha crítica do livro A Linguagem da Propaganda ( Vestergard / Schroder )

391 palavras 2 páginas
O Livro A Linguagem da Propaganda (Torben Vestergaard e Kim Schroder) é um livro explicativo sobre a função da publicidade, por sinal seu nome original é The Language of Advertising que traduzido quer dizer A Linguagem da Publicidade.
Dividido em seis capítulos intitulados Propaganda e Sociedade; Linguagem e Comunicação; Estrutura de um Anúncio; Estratégias de Comunicação: Sexo e Classe; A Propaganda como Espelho Psicológico; A Ideologia da Propaganda. Cada capítulo esclarece passo a passo a estrutura de uma propaganda ou campanha publicitária. Esse livro foca em mídia impressa e o que o torna especial é que a cada capítulo ele traz vários exemplos de propagandas destacando os elementos de criação, aspectos culturais, entre outros fatores que causam a funcionalidade da propaganda.
Observa-se que é de imprescindível importância a leitura deste livro, pois o mesmo traz conceitos básicos para a criação de uma boa propaganda. No primeiro capítulo, por exemplo, destaca-se que toda propaganda requer em sua informação o tema / rema e o dado / novo, isto é, o assunto e o seu complemento. A partir daí o papel do publicitário é convencer o receptor (leitor, telespectador, internauta, etc.) da necessidade que ele tem do produto ou serviço que aquela propaganda traz, e se esse produto ou serviço não for tão necessário, o publicitário deve criar na campanha uma necessidade que o receptor não havia percebido antes.
A Propaganda pode se dividir também em sexo (masculino e feminino) e classe social (riso, pobre; casado, solteiro; estudante, trabalhador), mas não necessariamente deve seguir essa regra, afinal a função da propaganda é persuadir, seja usando dessa divisão ou não.
A Linguagem da Propaganda é um livro que mostra a importância de conhecer o contexto em que a propaganda atua e traz também alguns conceitos de psicologia que ajuda a entender as razões das campanhas ilustradas no livro terem sido feitas da forma que aparecem e porque atingem o objetivo para o qual foram

Relacionados