Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico

2096 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE TEORIAS SOCIOLÓGICAS

Resenha Crítica do Livro

Introdução ao Daltonismo Jurídico
Por uma episteme de contra-mitologia Dos autores
Luiz Antônio Bogo Chies
Marcelo Oliveira de Moura

Professor:
Luiz Antônio Bogo Chies
Acadêmico:
Daniel Costa Ribeiro
Curso: Direito – Noite Pelotas, 18 de junho de 2009.
Introdução ao Daltonismo Jurídico: por uma episteme de contra-mitologia (Chies, Luiz Antônio Bogo e Moura, Marcelo Oliveira de. Rio de Janeiro: Letra Legal, 2005-112p), tem os temas abordados divididos em três partes, I, II e II, sendo a primeira delas escrita por ambos os autores, e as duas últimas por Luiz Antônio Bogo Chies.
O livro - em sua Apresentação - começa com uma breve explanação sobre a proposta que encerra, que consiste em suscitar nos leitores o diálogo através da leitura rigorosamente crítica, no sentido de se proporem questionamentos construtivos sobre os atuais paradigmas de cognição e operacionalização do fenômeno jurídico, que engessam a complexidade social e jurídica atual, com a finalidade de se chegar a um Daltonismo Jurídico.
Na Parte I - Introdução ao Daltonismo Jurídico: por uma postura contra-mitológica de cognição e operacionalidade do fenômeno jurídico. Ou: não esperem lagrimas de nós...as receitas não estão aqui! (Luiz Antônio Bogo Chies e Marcelo Oliveira de Moura), os autores propõem uma abordagem dos fenômenos jurídico e social com uma postura de absorção e aplicação prática enigmática, diferente da atual postura dogmática dos juristas. Através de instigações, percepções, inflexões e problematizações (que veremos a seguir), se pretende vencer os obstáculos cognitivos e operacionais que surgem em oposição à tarefa de se estabelecer a pretendida postura enigmática, em especial com relação ao fenômeno jurídico. Também fica claro que o assunto não se encerra com a leitura do livro, e que a proposta é fazer essa análise com o mínimo

Relacionados

  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
    2096 palavras | 9 páginas
  • Resenha crítica do livro introdução ao dautonismo jurídico
    2096 palavras | 9 páginas