resenha crítica de Wilson Paroschi

2005 palavras 9 páginas
RESENHA POR ALMIR DE SOUZA CRUZ

CRÍTICA TEXTUAL DO NOVO TESTAMENTO
WILSON PAROSCHI

Wilson Paroschi é um Teólogo brasileiro especializado em Crítica Textual (CT), doutor em Teologia pela Andrews University, USA com especialização em Novo Testamento, é professor de Grego, Hermenêutica e Interpretação do Novo Testamento no Centro Unirsitário Adventista de São Paulo. Em 2010, realizou estudos pós-doutorais no Centro de Pesquisa para a Teologia Internacional e Interdisciplinar da Universidade de Heidelberg, Alemanha.
Esta obra foi publicada pelas “Edições Vida Nova”, em sua segunda edição no ano de 1999, esta edição vem com algumas correções em relação à primeira edição publicado em 1993, assim sendo o livro ganhou mais informações novas e úteis para o leitor.
Este livro de boa qualidade gráfica é organizado em linguagem simples e o seu conteúdo básico está dividido em seis capítulos. Este livro é uma ótima introdução à Crítica Textual, pois explica os seus principais métodos, a história do texto do Novo Testamento, os manuscritos e traduções. O autor nos mostra a importância da Crítica Textual para o estabelecimento do texto grego do Novo Testamento o mais próximo dos autógrafos originais num estudo fidedigno da Palavra de Deus. Para ele, “a crítica bíblica quando devidamente aplicada, está a serviço da fé, com o objetivo de descobrir, tanto quanto possível, seus fundamentos racionais e verdadeiros e assim fazê-los passar de presunções religiosas a certezas científicas”. Pelo que, o estudo da Crítica Textual do Novo Testamento contribui significativamente para o exegeta ter uma maior exatidão na interpretação dos textos bíblicos por meio de uma exegese coerente, para uma explanação excelente do texto bíblico.

No primeiro capítulo – O Preparo dos Manuscritos, o autor apresenta

Relacionados

  • Trabalhos
    12602 palavras | 51 páginas
  • A divindade
    14945 palavras | 60 páginas