Resenha crítica de tecnologias de projeção de cinema 3D (Estereoscopia)

1366 palavras 6 páginas
Autoria de: Lucas Azevedo Passos

Introdução

O filme 3D (Tri dimensional) ou S3D (Estereoscópico 3D filme) é o movimento que proporciona a ilusão da percepção de profundidade. Derivado da fotografia estereoscópica, o movimento normal do sistema de câmera de fotografia é usado para gravar as imagens em duas perspectivas. Uma máquina de projeção especial simula os olhos humanos a fim de prover a ilusão de profundidade quando vemos o filme. Filmes 3D não são uma exclusividade, na atualidade temos outros mecanismos de projeção de mesmas características como televisões.

O início

Filmes 3D existem desde o ano de 1915, porém não tiveram tantos investimentos e exibições ao público devido a serem extremamente custosos e demorados de ser produzidos além do problema de padronização dos seguimentos de entretenimentos. Nos anos 50 ganharam muita força no cinema americano e mais tarde no mundo inteiro por volta dos anos 80 e 90 guiados pelos cinemas IMAX e a Disney. Cada vez mais filmes 3D se tornam mais e mais frequentes, acarretando muito sucesso a partir do ano 2000 criando sucessos garantidos como Avatar em dezembro de 2009 e janeiro de 2010.

A era da esterioscopia de movimento de figuras começaram no final da década de 1890 quando um pioneiro britânico chamado William Friese-Greene patentearam o processo de criação de filme 3D. Nesse processo dois filmes foram projetados lado a lado na tela. O espectador olha a partir de um aparelho estereoscópico para unir as duas imagens. Devido a mecânica da época por atrás deste método isso não se tornou algo prático nos cinemas.

Produção de filmes 3D.

Alguns padrões foram criados para a produção de filmes 3D:

Live Action

O padrão para filmes 3D de ação envolve o uso de duas câmeras montadas para simular um olho humano. A princípio duas câmeras 2D normais podem ser usadas, porém isso se torna um problema de diversas maneiras. A única opção real era investir em novas câmeras estereoscópicas, com isso foram

Relacionados

  • ARTERIAIS 01
    75564 palavras | 303 páginas
  • História social da mídia
    155583 palavras | 623 páginas
  • transferência unb
    43222 palavras | 173 páginas
  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas