Resenha crítica da palestra do doutor ricaro mauricio freire soares

780 palavras 4 páginas
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS – IAESB

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE DIREITO

MARIANA CRISTINA ALCANTARA

RESENHA CRÍTICA DA PALESTRA DO DOUTOR RICARO
MAURICIO FREIRE SOARES

BARREIRAS-BA
2013

MARIANA CRISTINA ALCANTARA

RESENHA CRÍTICA DA PALESTRA DO DOUTOR RICARO
MAURICIO FREIRE SOARES

Resenha crítica apresentada ao Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, como requisito de avaliação da disciplina Introdução ao Estudo de Direito.
Professor: Ricardo Menna Barreto

BARREIRAS-BA
2013
Ricardo Maurício Freire Soares é Doutor em Direito Público e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação e Cursos voltados à Carreira Jurídica, Advogado e Jurista. Pós-Doutor em Direito Constitucional comparado pela Universitá degli Studi di Roma La Sapienza e pela Universitá degli Studi di Roma Tor Vergata.
Palestrante renomado abordou nos no Lançamento da revista campo jurídico com os temas de Neoconstitucionalismo e Interpretação Jurídica.
O neoconstitucionalismo para Ricardo Maurício é entendido como o novo paradigma ou mesmo o novo modelo de compreensão e interpretação do direito constitucional na sociedade contemporânea. Ele surge historicamente após a segunda grande guerra mundial como decorrência do esgotamento do positivismo jurídico. Depois da segunda guerra a comunidade jurídica ocidental chega em um consenso de que o positivismo jurídico produzia, ou poderia produzir, muitas injustiças. Então começa a ocorrer o processo de internalização dos direitos humanos, e concomitante a enunciação das declarações de direito internacionais que passam a ser também incorporadas nas constituições democráticas do pós guerra que dizem respeitado aos direitos humanos fundamentais que atualmente é de grande importância.
As Constituições Federais do pós guerra passam a positivar esses direitos traduzidos em princípios, que

Relacionados