resenha crítica da obra " Entre a Razão, Racionalidade e o Pensamento Complexus no Currículo: Desmistificando mitos, fetiches e reconstruindo a Práxis Docente"

1599 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DAS AMÉRICAS

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Entre a Razão, Racionalidade e o Pensamento Complexus no Currículo: Desmistificando mitos, fetiches e reconstruindo a Práxis Docente

Roseanny Pinheiro de Carvalho do Rosário

FORTALEZA-CE
2014
Esta é uma resenha crítica do artigo intitulado “Entre Razão, Racionalidade e o Pensamento Complexus no Currículo: Desmistificando mitos, fetiches e reconstruindo a Práxis Docente” da doutoranda Renata Rovaris Diorio. O artigo resenhado trás uma linguagem bastante acessível, no qual nos remete a uma profunda reflexão e autoanalise no que se refere à prática docente e os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Pois, tanto tem se falado em mudar e renovar a prática docente, porém, não é isso que temos percebidos. Alguns professores estão longe de alinhar a teoria a prática, empurrando os conteúdos aos alunos sem se quer levar em consideração a realidade que vivem.
É interessante quando Renata afirma que alguns textos educacionais ainda se referem às concepções, às crenças, aos conceitos preestabelecidos e que estão alicerçados na ideia da cognição, entendida apenas sob a ótica da razão.
Concordo com ela, pois, é importante que o professor se apóie em uma proposta de educação atrelada à problemática da sociedade e do aluno em si, e não somente naquilo que esta definido e imposto como se fosse uma obrigação. Isso nos leva a refletir sobre o processo de ensino e leva-nos a repensar a sala de aula como um lugar de investigação que, no dizer de Menegat (1996, p. 104) “é clivada de diversas funções, que a tornam um espaço multifacetado, (...) e dinâmico, sendo um desafio permanente da atuação pedagógica e acadêmica”. Nesse ponto de vista o autor deixa bem claro que considera a sala de aula e a adota como um ambiente privilegiado para a busca de experiências significativas.
Há os que discordam e os que concordam com o significado da expressão “tabula rasa”, pensamento

Relacionados