Resenha Crítica: Chimamanda Adichie "O perigo de uma história única"

561 palavras 3 páginas
Chimamanda Adichie: “O perigo de uma história única”

Inicialmente temos a impressão de que a escritora está relatando fatos pessoais, experiências pelas quais passou, mas, com o decorrer do vídeo, podemos entender do que realmente se trata. Chimamanda Adichie fala a respeito de como as histórias, quando contadas de uma única forma, afetam as nossas vidas e principalmente o modo como enxergamos os lugares, as suas culturas e as pessoas que neles habitam.
Em todo o seu discurso, a autora deixa claro que muitas vezes (ou na maioria delas), o problema inteiro consiste no erro que cometemos ao nos apegar naquilo que lemos sobre algo, sem procurar outras fontes que também falem do assunto, digo, quando lemos, por exemplo, uma história sobre determinado lugar e, por mau hábito ou acomodação, acabamos tomando esta como a única e verdadeira versão dos fatos.
O que podemos perceber, se pararmos para analisar, é que todos nós vivenciamos e cometemos tais equívocos em nosso dia a dia, ainda mais com a mídia que hoje possuímos, mídia essa que infelizmente só traz à massa o que lhe convém ou se limita a mostrar um único lado das histórias que contam. Aí se encontra o perigo, tendo em vista que a nossa população é facilmente manipulada e acredita em tudo o que escuta/assiste, sem se preocupar com a veracidade do que lhe foi passado.
Um exemplo cristalino de como somos lesados com esse defeito mundial de não ler diferentes autores que tratem do mesmo assunto, ou procurar um aprofundamento em outros meios de informação, é como o Nordeste brasileiro ainda é visto pelos demais estados. Geralmente quando a mídia tenta representar o povo nordestino em seus filmes ou novelas, inevitavelmente o constrangimento e a sensação de inferioridade se fazem presentes, ao ouvir um personagem exagerar no sotaque, falar errado, ou até mesmo quando nos é imposta uma imagem de que o Nordeste é apenas Sertão, fome, lampião e extrema pobreza.
Esses sentimentos são consequências de uma

Relacionados

  • Resenha crítica - perigos de uma única história
    412 palavras | 2 páginas
  • Resenha quase deuses
    1415 palavras | 6 páginas
  • traballho escolar
    26655 palavras | 107 páginas
  • Natureza da educação e filosofia da educação
    157429 palavras | 630 páginas