RESENHA CRÍTICA: ANÁLISE DO ESPETÁCULO “AMO-TE” NO CONTEXTO DA TEORIA DE LABAN

1358 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E TURISMO

CAROLINE FERREIRA SOUZA - 1214010028

RESENHA CRÍTICA:
ANÁLISE DO ESPETÁCULO “AMO-TE” NO CONTEXTO DA TEORIA DE LABAN

MANAUS
2012
CAROLINE FERREIRA SOUZA - 1214010028

RESENHA CRÍTICA:
ANÁLISE DO ESPETÁCULO “AMO-TE” NO CONTEXTO DA TEORIA DE LABAN

Trabalho apresentado a Universidade do Estado do Amazonas como requisito parcial à obtenção de notas na AP1 do 3° período, na disciplina de Análise e Teoria do Movimento, do curso de Dança, ministrada pela professora Carmem Arce.

MANAUS
2012
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LABAN, Rudolf von. O CORPO EM MOVIMENTO: O SISTEMA LABAN/BARTENIEFF NA FORMAÇÃO E PESQUISA DE ARTES CÊNICAS. Annablume Editora, 2 ed, 2006.

DADOS TEÓRICOS DA OBRA

A Teoria do Movimento Expressivo em seu título já caracteriza a interface entre os processos mentais, emocionais e as ações corporais. Laban entende que todo movimento é funcional e expressivo do pensamento e dos sentimentos, onde as descrições dos movimentos corporais desafiam as dualidades: forma e movimento, movimento e sentimento, dando a forma no âmbito da formação entre descrição (representação) e movimento (forma original). E é nesse contexto que as pesquisas em artes cênicas, as palavras estão em um diálogo constante, na prática de observação em espetáculo em um processo contínuo, porém não linear através dos bailarinos e atorese paltéia.
No corpo em movimento percebe-se uma mediação entre mundo objetivo e subjetivo, Laban afirma nos ensina que há necessariamente uma diferença entre a descrição e a dança. Pesquisadores não pretendem descrever com absoluta precisão, nem preservar a dança, mas abrir novas possibilidades de entendimento dentro do âmbito artístico num processo contínuo de escrevendançando. Nisso ele se diferencia de outros profissionais que usam o movimento, pois se o ator ou dançarino

Relacionados

  • Lc3a9vi Strauss Claude As Estruturas Elementares Do Parentesco
    246127 palavras | 985 páginas