Resenha Crítica - Amor Líguido

3719 palavras 15 páginas
O conceituado sociólogo da atualidade, Zygmund Bauman nesta obra aborda os riscos e ansiedades de viver junto, e separado, em nosso líquido mundo moderno. O autor utiliza-se do conceito de “líquido” para analisar relações humanas na pós-modernidade. Ele nos oferece em sua análise um diagnóstico dessas relações. Mas o que significa relação liquida? Trata-se de uma característica essencial da pós-modernidade: tudo se torna frágil, duvidoso, frouxo, livre e inseguro. Onde as relações humanas começam e terminam numa velocidade muito grande, com muita fluidez devido a nossa falta de compromisso.
O sociólogo se utiliza da metáfora do “liquido” para entender toda pós-modernidade. Naquilo que diz respeito à obra Amor Líquido, o autor consegue resultados consideráveis e, deste modo, ilumina as relações amorosas do século XXI e destaca que a frouxidão é a principal característica de tais relações.
Bauman, logo nas primeiras páginas desta obra deixa claro o objetivo do seu trabalho: “A misteriosa fragilidade dos vínculos humanos, o sentimento de insegurança que ela inspira e os desejos conflitantes (estimulados por tal sentimento) de apertar os laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos, é o que este livro busca esclarecer, registrar e apresentar.” (BAUMAN, 2004, p. 8).
“O amor, dirá Bauman, pode ser, e frequentemente é, tão atemorizante quanto a morte. [...] Assim, a tentação de apaixonar-se é grande e poderosa, mas também o é a atração de escapar” (BAUMAN, 2004, p. 8).
Desta maneira, temos um novo modelo de relação amorosa: é a relação líquida, frouxa, superficial e descartável. As bases sólidas de se ver o amor se dissolveram. A definição romântica do amor como “até que morte nos separe” está decididamente fora de moda (BAUMAN, 2004, p. 10). O autor deixa claro que a relação pode acabar numa manhã de sol que o outro – este que um dia antes disse “eu te amo” – levanta-se da cama e exclama: acabou!
Esse tipo de relação e pautada no prazer, como o prazer é momentâneo,

Relacionados