Resenha critica

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Ribeiro, Lourdes. Educando com afetividade - um enfoque psicopedagógico. Goiânia, Kelps, 2010. 98 páginas.
Maria de Lourdes Ribeiro, graduada em letras especializou em língua portuguesa, língua inglesa, ensino da literatura, psicopedagógia clínica, psicanálise clínica, terapia familiar, docência universitária. Pós-graduada em educação e mestrado em ciência da religião, doutorado títulohonorífico em psicanálise. Professora Universitária UEG – Go Unidade Inhumas. Professora de pós – graduação FMB e CEAP e outras instituições de ensino superior. Professora da Sec. da Educação do Estado de Goiás. Palestrante nas áreas de saúde e educação. Vida ministerial missionária na assembléia de deus – Madureira. Professora da escola dominical e palestrante.
O livro Educando com afetividade-um enfoque psicopedagógico trata da importância da educação com afeto. A interação professor-aluno ultrapassa os limites profissionais e escolares, pois é uma relação que envolve sentimentos e deixa marcas para toda a vida. Como destaca RODRIGUES (1997), o educador não é simplesmente um repassador de conhecimentos para seus alunos, pois o seu papel é bem mais amplo, porque ultrapassa uma simplestransmissão de conhecimentos. Dentro da sala de aula, o que se verifica na maioria das vezes é o estabelecimento de regras disciplinares no modo arbitrário. Além disso, pode- se perceber a não explicitação dessas regras e para serem cumpridas o aluno sobre pressões com base em ameaças e punições, isso notamos que pode acarretar e provocar reações negativas, ou de resistência e indisciplina porparte dos alunos. Para psicopedagogia o aluno deve se sentir motivado para satisfazer a ansiedade que a falta de conhecimento traz, tornando o confiante e seguro.
Quando se fala em afetividade na educação, contrariamente ao senso comum, não se está querendo que os ensinantes saiam em beijos e abraços com seus alunos. Mas que exista respeito e atenção, para que a criança consiga entender comoafeto o fato de ser respeitada.
Segundo Wallon, sem o vínculo afetivo não há aprendizagem, já que aprender é um investimento que o sujeito empreende, e o sujeito aprendiz surge a partir da qualidade e do clima emocional que este estabelece com seus educadores.
Maturana nos afirma que a afetividade está presente no cotidiano escolar em cada momento do processo educativo. O professor quese envolve afetivamente e efetivamente no seu trabalho como verdadeiro formador supera conteúdos registrados nas linhas dos livros são levados para toda vida. O sucesso ou fracasso do aluno, na escola, depende em parte de sua auto – estima, da confiança que tem em si mesmo. Mas essa auto – estima e essa confiança originam-se da estima e da confiança que os outros depositam nele, principalmente oprofessor.
Os adolescentes precisam de educadores que lhe proporcionam a vivencia da afetividade, alem dos professores e papel fundamental dos pais. Por isso, a família tem a função de sociabilizar e estruturar os filhos adequadamente para ser cidadãos sociáveis. Quando falta a um jovem essa estrutura familiar ( ausência de pai e mãe ), outras pessoas (parentes ou mesmo a sociedade ) poderãoassumir o papel de cuidadores proporcionando um amor, acompanhado de medos, raivas é ciúmes.
O laço escola – família se faz mais do que necessário e é através dele que muitas vezes conseguimos vencer obstáculos no transcorrer da vida escolar da criança. Os pais se fazem presente, mostrando interesse pelo filho, pela escola, pelo que ele está aprendendo, pelas coisas que está fazendo ou deixandode fazer e pelos seus progressos e necessidades, as crianças apresentam maior motivação para aprender. E o fato de as mães e/ou responsáveis terem de trabalhar para ajudar no sustento da casa, tem transferido para a escola algumas tarefas educativas que deveriam ser suas.
Na compreensão de Piaget, o individuo está constantemente interagindo com o meio ambiente, nesse meio família e escola são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!