RESENHA CRITICA: REFERENCIAS: MARX, Karl H; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 1848. Instituto José Luís e Rosa Sundermann. 2003.

2290 palavras 10 páginas
RESENHA CRITICA:
REFERENCIAS: MARX, Karl H; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 1848. Instituto José Luís e Rosa Sundermann. 2003.
O Manifesto do Partido Comunista reflete a visão critica dos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels e expressa o programa e propósitos da Liga Comunista. Os autores abordam sobre o capitalismo, a luta e a necessidade da união dos proletários contra a burguesia, e a fundação de uma nova sociedade sem “divisão de classes” e sem “propriedade privada”. A sua primeira versão foi publicada em alemão em 1848, somente depois foi traduzido para outros idiomas.
O Manifesto Comunista foi escrito no contexto do processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, conhecida também de Primavera dos Povos, um processo revolucionário de quase um ano que atingiu os principais países Europeus. Duas de suas maiores exigências foram reformas sociais, onde se conquista a redução da jornada diária de trabalho de 12 para dez horas e o voto universal, somente para os homens.
Na introdução o texto aborda o surgimento do comunismo e como essa nova visão de politica na sociedade assustou a burguesia europeia, onde, autoridades como ”o papa e o tsar, Metternich e Guizot, radicais franceses e polícias alemães” os quais trataram de perseguir para acabar com o ideal revolucionário que estava prestes a acontecer.
Partindo destes fatos, Marx e Engels chegam as seguintes conclusões: “1- O comunismo já é reconhecido como força por todas as potências da Europa; 2- É tempo de os comunistas exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins e suas tendências, opondo um manifesto do próprio partido a lenda do espectro do comunismo.” No texto do Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels expandiram de forma simples, em formato de “Manifesto”, o seu novo conceito de Filosofia e de História.
Para entendermos melhor a parte I, que aborda sobre os burgueses e proletariado é de grande relevância conceituar

Relacionados