Resenha critica, Quarto de despejo

Páginas: 16 (3985 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
RESENHA DO LIVRO QUARTO DE DESPEJO
O livro Quarto de Despejo é a publicação feita por intermédio do RESENHA DO LIVRO QUARTO DE DESPEJO
O livro Quarto de Despejo é a publicação feita por intermédio do repórter Audálio Dantas, do Diário de Carolina Maria de Jesus, mineira, negra, pobre,semianalfabeta, mãe solteira de três filhos, catadora de material reciclável, que morava na Favela deCanindé, em São Paulo.
A narrativa se inicia em 15 de julho de 1955, data do aniversário de sua filhacaçula, Vera Eunice. Novamente outro dia com dificuldades para alimentar sua família, que dirá poder comprar o par de sapatos que a menina tanto queria. Conseguiu um rasgado no lixo, costurou-o e deu-lhepara calçar.
Referia-se a favela como sendo um local esquecido, imundo, com barracos úmidos, commuitas intrigas, fofocas, esquecido do mundo, um verdadeiro quarto de despejo.
Para ela os dias dechuvas ou os finais de semana, eram os mais difíceis, não podia sair para trabalhar. A leitura e a escrita eram seus passatempos favoritos: ...“Vim embora porque o frio era demais. Quando cheguei emcasa era 22,30. Liguei o rádio. Tomei banho. Esquentei comida. Li um pouco. Não sei dormir sem ler. Gostode manusear um livro. O livro é a melhor invenção do homem. ...” pág. 26. Fator que adestacava, pois ao se autodenominar escritora, antes de ter qualquer livro publicado, incomodava os demais moradores, que a julgavam um ser diferente, fora de lugar. E ainda a escrita era uma forma dedefesa, pois registrava no caderno os nomes de quem a insultava.
Nutria em seu íntimo a esperança de ver seusescritos publicados, e com isso poder sair daquele lugar, o qual não conseguia considerarcomo sua casa: ...”Cheguei na favela: eu não acho jeito de dizer cheguei em casa. Casa é casa. Barracão é barracão. O barraco tanto no interior como no exterior estava sujo. E aquela desordemaborreceu-me. Fitei o quintal, o lixo podre exalava mau cheiro. Só aos domingos que eu tenho tempo de limpa” pág. 48.Preocupa-se com seus filhos. Os quais muitas vezes ficavam sozinhos para ela sair paraRESENHA DO LIVRO QUARTO DE DESPEJO
O livro Quarto de Despejo é a publicação feita por intermédio do repórter Audálio Dantas, do Diário de Carolina Maria de Jesus, mineira, negra, pobre,semianalfabeta, mãe solteira de três filhos, catadora de material reciclável, que morava na Favela de Canindé, em São Paulo.
Anarrativa se inicia em 15 de julho de 1955, data do aniversário de sua filhacaçula, Vera Eunice. Novamente outro dia com dificuldades para alimentar sua família, que dirá poder comprar o par de sapatos que a menina tanto queria. Conseguiu um rasgado no lixo, costurou-o e deu-lhepara calçar.
Referia-se a favela como sendo um local esquecido, imundo, com barracos úmidos, com muitas intrigas, fofocas,esquecido do mundo, um verdadeiro quarto de despejo.
Para ela os dias dechuvas ou os finais de semana, eram os mais difíceis, não podia sair para trabalhar. A leitura e a escrita eram seus passatempos favoritos: ...“Vim embora porque o frio era demais. Quando cheguei emcasa era 22,30. Liguei o rádio. Tomei banho. Esquentei comida. Li um pouco. Não sei dormir sem ler. Gosto de manusear um livro. Olivro é a melhor invenção do homem. ...” pág. 26. Fator que adestacava, pois ao se autodenominar escritora, antes de ter qualquer livro publicado, incomodava os demais moradores, que a julgavam um ser diferente, fora de lugar. E ainda a escrita era uma forma dedefesa, pois registrava no caderno os nomes de quem a insultava.
Nutria em seu íntimo a esperança de ver seus escritos publicados, e comisso poder sair daquele lugar, o qual não conseguia considerarcomo sua casa: ...”Cheguei na favela: eu não acho jeito de dizer cheguei em casa. Casa é casa. Barracão é barracão. O barraco tanto no interior como no exterior estava sujo. E aquela desordemaborreceu-me. Fitei o quintal, o lixo podre exalava mau cheiro. Só aos domingos que eu tenho tempo de limpa” pág. 48.
Preocupa-se com seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica, Quarto de despejo
  • Resenha critica, Quarto de despejo
  • Resenha critica, Quarto de despejo
  • RESENHA QUARTO DE DESPEJO
  • Resenha
  • O quarto poder
  • Quarto de despejo
  • quarto de despejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!