resenha critica pesquisas e recursos didaaticos

776 palavras 4 páginas
Resenha critica
JUSTINO,Marinice N.;Pesquisa e recursos didáticos na formação e pratica docentes. 1ªed. Curitiba,Intersaberes,2013. 176p.
O livro é constituído de quatro capítulos. Os dois primeiros falam sobre a pesquisa como pratica profissional e a pesquisa na educação, e o terceiro e quarto capitulo fundamentam em relação a pratica profissional.
No primeiro capitulo Justino discute a definição de educação, ensino e pesquisa.
No capitulo dois: A pesquisa na educação, o texto aborda a ideia da pesquisa aliada ao trabalho do professor.
No terceiro capitulo a autora apresenta as abordagens teóricas que sustentam a pratica pedagógica, a definição dessa pratica pedagógica e a importância dela na formação de professores.
E no quarto e ultimo capitulo Justino nos traz os materiais didáticos como pratica profissional. Ela aborda neste capitulo a pratica profissional enfatizando a utilização do material didático como ferramenta de apoio para o processo de ensino- aprendizagem. Nos conta um pouco da historia do material didático, onde nos traz que Pestalozzi e Froebel, educadores do século XVII e XIX, eram defensores da utilização de uma ampla atividade com os alunos, eles alegavam que isso levaria a uma”educação ativa”. Mas somente a partir do movimento da Escola Nova , estabelecido no Brasil no manifesto de 1932, cujo pioneiro foi John Dewey, a pedagogia ativa ganhou forças. A pedagogia ativa valorizava o autoaprendizado do aluno. Neste mesmo capitulo ela traz uma breve síntese de alguns educadores pioneiros da escola nova, que defendiam o material didático como forma de ensino-aprendizagem, e criaram métodos para esse ensino, que segundo Santos, 2005, tinham como objetivo melhorar o ensino. Segundo John Dewey , o que se espera em termos de desemprenho do aprendizado nas atividades do educando é a integração dos seus propósitos no aprendizado com os interesses pessoais. a partir da pagina 101 a autora sita os escolanovistas e os métodos criados, os quais

Relacionados