Resenha Critica - Parabelum

1054 palavras 5 páginas
BARROS, Eneas. Parabélum; A história do assassinato do motorista Gregório. Nova Aliança. 2° edição, 2013. 227 p. Teresina: FSA, 2015.
Carlos Victor Machado de B. Irene*
A obra apresentada é de autoria de Eneas Barros, brasileiro, nascido em Teresina, Piauí. Graduou-se em Economia pela a Universidade Federal do Piauí. É especialista em Planejamento Turístico pela a Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco e em Jornalismo e Marketing pela a Universidade de Nebraska, EUA. É Gerente de Marketing da rede de restaurantes Favorito. Com diversas publicações na impressa do Piauí, é autor de vários livros, como 15:50 e Macauã.
Parabélum se trata de uma romance histórico, lançado em 2008 por Eneas Barros, com sua 2° edição sendo publicada pela a editora Nova Aliança. A obra apresentada ao leitor tenta desvendar os mistérios que envolvem a morte do Motorista Gregório, uma figura enigmática do Piauí, que foi martirizada após um assassinato considerado violento e desumano, que abalou e dividiu a sociedade piauiense da época.
O enredo começa expondo o clímax da história, mostrando todo o trajeto de fuga da prisão do então ex-tenente Floriano de Araújo Cardoso, mostrando os caminhos por ele percorrido até o Bahia, local onde ficaria escondido durante pouco mais de sete anos, até ser descoberto pelo o delegado responsável pelo o caso da morte de Gregório, João Brás.
Em seguida o autor faz uma retrospectiva no tempo, mostrando todo o antecedente da fuga. O leitor é apresentado ao Jaime, um comerciante da cidade de Barras, e a João Fernandes, conhecido como Peba, um caminhoneiro do mesmo local que faria um percurso Campina Grande, local onde conheceria Gregório, e compraria o famoso veículo Ford T.
Com o passar da história, através de relatos e ações, percebe-se a boa pessoa que Gregório era, sendo elogiado por quase toda a sociedade de Barras. Somos também envolvido ao um suposto romance proibido entre Gregório e a esposa de Florentino, Guiomar, que ao final da obra

Relacionados

  • Aulas Prof Adhemar
    23522 palavras | 95 páginas
  • Manual de ortografia da Lingua Portuguesa
    66972 palavras | 268 páginas
  • Política e Planejamento Social: decifrando a dimensão técnico-operativa na prática profissional
    71717 palavras | 287 páginas