Resenha critica osegredo de luisa

589 palavras 3 páginas
Gastronomia espanhola http://www.flanancias.com/gastronomia-espanhola A comida espanhola é mundialmente famosa pelos seus sabores, variedade e contundência. Mais importante ainda, ela vai muito além da paella. Aliás, pasmem, na maioria das vezes aqui a paella é feita com um colorante alaranjado. Outra: eles identificam rapidamente um turista quando veem alguém comendo paella à noite. Aqui arroz só se come no almoço. Outra: o “almuerzo” aqui é um lanchicho que eles tomam lá para as 11 ou 12 da manhã, porque “la comida” mesmo é depois da 1:30 da tarde.
Como acontece no Brasil também, cada região tem seus pratos típicos. Murcia, ao lado do Mediterrâneo, e considerada a horta da Espanha, tem verduras fresquíssimas o ano inteiro, tem até tomate em lata que dá para comer de colher de tão saboroso. Abaixo segue um breve “ensaio fotográfico” com algumas comidas gostosas e algumas estranhesas daqui.
O café-da-manhã em Murcia: trata-se de uma torrada de pão fresco (aqui quase não comem pão de forma; no Brasil, aliás, deve ter o triplo da quantidade de marcas), coberta com tomate recém triturado, azeite de oliva e sal para quem quiser (eu prefiro sem sal). Qual é o barato desde café? O tomate aqui é tão saboroso, que é mais gostoso que qualquer geleia.

Café da manhã
No supermercado, como já podíamos esperar, tem uma parte só de presunto cru, ou jamón. E não é jamón crudo, é jamón. O presunto brasileiro aqui é jamón de york, totalmente de segunda classe, e é lógico que seja assim. Essa iguaria ibérica, também presente na Itália com o nome de prosciutto (mais popular entre os brasileiros, principalmente os da Moóca), é uma perna de porco curada no sal por mais de 12 meses. Depois, não se coloca na máquina para fatiar, se corta na faca e as lâminas de jamón têm de ficar transparentes. O cheiro salgado dessa seção do supermercado faz a gente enlouquecer.

Jamón Jamón
Vamos às coisas estranhas. Aqui tem muitas! E eles me garantem que são maravilhas da culinária local.

Relacionados

  • Resumo segredo de luisa
    2221 palavras | 9 páginas
  • Resenha: O Segredo de Luisa
    2102 palavras | 9 páginas