Resenha Critica.IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 20. Ed. São Paulo:Cortez,2011.326p.

955 palavras 4 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SILVIA PATRÍCIA DA SILVA
RESENHA CRITÍCA
TERESINA (PI)
2012
SILVIA PATRÍCIA DA SILVA
RESENHA CRITÍCA
Resenha, apresentada à disciplina Metodologia Científica, do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho, como requisito para obtenção da terceira nota.
PROFESSORA ORIENTADORA: Jeiel Lucena.
TERESINA (PI)
2012
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 20. Ed. São Paulo:Cortez,2011.326p.
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Marilda Villela é professora Titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo exerceu magistério em distintas universidades do país e na América Latina. É autora de vários livros e textos publicados em periódicos especializados na área de Serviço Social. Pesquisadora do CNPq e do PROCIÊNCIA/UERJ, coordena o Programa de Estudos e Pesquisas: Pensando social e realidade brasileira na América Latina (FSS/UERJ), e o seu Centro de Estudos Octávio Ianni (CEOI).
2 RESUMO DA OBRA
O livro é composto por duas partes na qual a primeira aborda o trabalho do profissional na contemporaneidade, explicitando os pressupostos para a análise do serviço social como profissão em tempos contemporâneos, bem como o redimensionamento e as transformações na sociedade, as demandas, os novos campos de trabalho, bem como as novas demandas curriculares impostas para a inserção dessa categoria trabalho no novo cenário social.
A autora salienta que para compreender o serviço social na atualidade, faz-se necessário apreender os três pressupostos que Formam o alicerce para a análise e explicação da profissão hoje. O primeiro diz respeito ao rompimento com a visão endógena, focalista do serviço social, ou seja, para sintonizar o serviço social aos novos tempos, é imprescindível que o assistente social literalmente desça do salto, abandone sua redoma de vidro e conheça a

Relacionados