Resenha Critica: Ensinar Aprendendo, Içami Tiba

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo: novos paradigmas na educação.18ª ed. São Paulo. 180 p. Integrare editora,2006.

Içami Tiba, filho de imigrantes japoneses, sonhou ser caminhoneiro. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968. Em seguida especializou-se em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas da mesma universidade.
Sua especialidade é a psicoterapia para adolescentes esuas famílias, atendendo, em sua clínica particular, a mais de dois mil pacientes a cada ano, aos quais aplica os princípios da Teoria da Integração Relacional, por ele próprio criada, e técnicas de psicodrama.
Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido do Conselho Federal de Psicologia, seu nome está em terceiro lugar como o autor de pesquisa e referência, antecedido por Freud (1o. lugar)e Jung (2o. lugar).

A educação é fator primordial no avanço da sociedade, porém a mesma precisa de análises e modificações em função de uma educação que venha a favorecer a todos direta ou indiretamente. Atualmente o que vemos, na maioria dos casos, são professores desmotivados com a tarefa árdua de educar, ora por cansaço da rotina e baixa remuneração, ora por desinteresse por partedos alunos. Sendo assim o professor passa a ver o processo avaliativo como o momento de prestar contas com o aluno, acarretando dessa maneira altos índices de notas baixas, reprovação, falta de afeto e até mesmo evasão escolar. É preciso reconhecer que tais ideias são mais que ultrapassadas e que não devem fazer parte do contexto escolar, que acima de tudo é um local de troca de experiências eaprendizados.
A educação precisa ser transformadora, passando da era da informação para a era do conhecimento. Foi-se o tempo que o professor era o detentor do saber e que os alunos da nada sabiam. O novo paradigma da educação valoriza o professor não só no aspecto de ensinar, mas principalmente na competência de orientar os alunos, buscando assim, integrar o aluno na aula, na busca pelo saber.Para dar inicio ao processo de transformação podemos analisar como anda a preparação de nossas aulas, se as mesmas são atrativas de modo a despertarem o interesse e a curiosidade dos alunos. Além disso, é preciso atender às diferenças individuais da turma, não só com avaliações escritas, mas com uma diversidade de recursos que favoreçam-nos a conhecer melhor cada aluno.
O papel do professorvai além de mero transmissor de conhecimentos, pois cabe ao mesmo verificar o que o aluno já conhece e aquilo que ainda precisa ser aperfeiçoado, transformante o que era apenas dúvidas em fonte de conhecimentos.
Sem duvidas, quando ensinamos estamos transmitindo amor, esse que atinge todos aqueles que o aceitam, e é a partir que escolheremos se seremos mestres para nossos alunos ou somenteprofessores, entre ambos existe diferenças consideráveis, pois enquanto o professor apenas ensina conteúdos o mestre dialoga com seus alunos, estando aberto para sugestões e novos aprendizados, norteando os passos dos educandos para que os mesmos possam trilhar seus caminhos, enfim o professor ensina para a escola e o mestre ensina para a vida.
Dar aulas não significa apenas fazer uma distribuiçãode conteúdos, devemos dar aulas a fim de alcançar a compreensão dos principais interessados: os alunos. O problema é que nem sempre os professores veem o ensino dessa forma, agindo como se fossem uma máquina desenfreada de ensinar, deixando para trás aquele aluno que ainda nem ao menos entrou em sintonia com o conteúdo. Nossa mente antes de receber muitas informações precisa de aquecimento paraque possivelmente haja assimilação de ideias. O professor que age em contraponto a este fator passa a ser um “estuprador mental”, violentando a mente dos alunos, que em meio há muitos anos não conseguem adquirir conhecimento algum. Um professor escuta as dúvidas e experiências dos seus alunos e trabalha a oralidade dos mesmos. Dessa forma aprende e ensina em um mesmo instante.
Sabemos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro : ensinar aprendendo – içami tiba.
  • Resenha do livro Ensinar Aprendendo
  • Entrevista com Içami Tiba
  • Coluna do içami tiba
  • Disciplina segundo içami tiba
  • Aprendendo a ensinar
  • Aprendendo a ensinar
  • aprendendo a ensinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!