Resenha critica document rio Bagatela

1084 palavras 5 páginas
“Bagatela”

No documentário “Bagatela” da cineasta Clara Ramos, um dos escolhidos para o projeto DocTV, da TV Cultura, é conhecida as historias de três mulheres presas Sueli, Vânia e Maria Aparecida, retrata neste a real (não) aplicação do princípio da insignificância na Justiça Criminal. Todas estas pessoas são assistenciadas pela advogada Sonia Drigo, a qual se dedica gratuitamente a estas causas.
Sueli ficou presa por furtar um queijo branco e duas bolachas; ao final da confusão, diz ela, de tanto ser levado de um lado a outro, o produto se esfarelou. Ficou presa dois anos por tentativa de, ela que vive em condições socioeconômicas desfavoráveis confessa já ter furtado uma outra vez, na ocasião cuequinhas de criança, e admite furtar novamente se assim for necessário para o sustento de seu neto recém nascido. Sueli foi presa em 2004, seu filho Jonathan, na época com 14 anos, então ficou com sua mãe, seu marido morreu em 1997 infectado pelo vírus HIV. Sueli também é portadora do vírus e sofre de câncer, ela só contraiu o vírus após o nascimento do primeiro filho, Jonathan não é portador. A família passa por necessidades financeiras, tanto que seu filho não tem dinheiro para comprar leite em pó para seu neto, que está sob os cuidados da mãe e da família dela. Após quatros anos em liberdade Sueli só arrumou um emprego e nada mais, ela acredita ser possível furtar novamente por viver em uma condição precária e não ter condições de ajudar o filho a sustentar o neto.
Vânia, é dependente química e já foi presa por dez vezes, todas elas por furto. Com vinte anos, uma garrafa de amarula no valor de setenta reais, foi o objeto do primeiro crime e lhe rendeu dez dias presa, quinze peças de picanha renderam a Vânia mais seis meses de cadeia. Agora por conta de cinco reais ela está presa e só terá fim sua pena aos trinta anos de idade. Com tantas idas e vindas da prisão ela já não tem contato com seus familiares, fica dois meses sem receber visita, perdera o endereço da

Relacionados

  • Deus, Pátria e Família na literatura da pós-modernidade
    59457 palavras | 238 páginas
  • direito
    135288 palavras | 542 páginas
  • adm dicionario
    254839 palavras | 1020 páginas
  • Curso De Direito Constitucional Gilmar Mendes 2014
    732143 palavras | 2929 páginas