Resenha Critica do Video a Culpa dos Reis

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Síntese critica do filme: A Culpa dos Reis

Para discutirmos a ética e os valores sociais é necessário analisar os conceitos. A ética vem do grego ethos que significa valores, podendo ainda dizer-se uma filosofia dos valores, enquanto a moral vem do grego mores, significando habito, aquilo que pode ser entendido como um vício social, ou seja, a pratica de um individuo sem pensar, semquestionar, agindo conforme aquilo que aprendeu e que lhe foi ensinado. Assim poderemos então definir os valores sociais por meio da ética, ou a filosofia dos valores mais precisamente. A filosofia dos valores busca entender os motivos dos indivíduos na sua forma de pensar, dada que certa vez Sócrates passou a questionar os atenienses sobre varias questões cotidianas (o que o bem? O que e virtude? O que écoragem?) e notou que os atenienses se zangavam, logo Sócrates constatou que a ira se dava porque ao serem questionados os atenienses se davam conta que respondiam sem pensar, sem criticar, ou seja, apenas pelo que foram ensinados. Parte se daí o conceito de habito ou vicio da sociedade, costumes e sensos morais. Como discutir então a Ética, como analisar a herança desses hábitos e valores? Comoencontrar um responsável?
Segundo o filme a culpa dos reis, para discutirmos os princípios da ética moral, podemos analisar a obra de sheakspeare (Ricardo II) que analisa os princípios sobre a legitimidade, onde a obediência ou desobediência ao rei gira em torno da legitimidade, a legitimidade assegura o sistema de relacionamento da sociedade, o que é bom e o que mal, o que e certo o que erradose organiza em torno da legitimidade, pois essa legitimidade se organiza em torno da obediência e desobediência ao rei. Logo esse pensamento se dava porque ao ser legitimo entendia-se que o rei era escolhido por natureza, logo desobedecer a esse rei se referia a contrariar a ordem natural. Porem analisando bem podemos dar por entendido que o rei pode ser tratado como o responsável pela ordemsocial, ou inserir os vícios e costumes a serem seguidos, uma vez que o rei seria a cabeça, que pensa e direciona os comandos ao corpo, esse corpo seria os súditos, que teriam por vicio obedecer às ordens do rei. Porem podemos dividir o rei entre o bom e o tirano, mas o que diferenciava esses dois tipos?
O bom rei seria aquele que tinha suas ordens seguidas por ser amado pelos súditos, elegeralmente se caracterizava por ser generoso, justo e leal, já o tirano seria um explorador, injusto e que por conseqüência seria odiado pelos súditos, sendo que era obedecido apenas por abusar da força imposta aos mais fracos. Geralmente os conceitos de moral vinham da igreja, que através da palavra de Deus inseria para a sociedade o caminho para a salvação através de uma conduta religiosa. Dizia umalenda, que na era medieval o bom rei dormia tranqüilo por ser amado e respeitado pelos súditos, enquanto o tirano dormia mal e nunca em um mesmo quarto por mais de dois dias, já que temia ser assassinado, por esse motivo seria cada vez mais mal humorado e voltado de uma guarda fortemente amada, transmitindo ao reino uma imagem de poderoso e imbatível.
Mais adiante por volta do século XIV,Maquiavel revelaria ser contra o bom rei, pois para ele o bom rei ao contrario de Ricardo II, seria aquele que conservaria apenas o bom estado, por meio do equilíbrio, sendo o rei justo e injusto, bondoso e maldoso conforme o necessário, mantendo uma imagem de eficiência e não a bondade em si. A idéia de bom governo tomaria outro rumo, pois consistiria agora em o bom rei como um ser caridoso com ospobres e generoso com os nobres, ate porque com a mudança dos tempos era necessário que se adequasse o governo a um nacionalismo de estado, pensando apenas no estado e não mais nos súditos, assim era preciso que um rei tomasse consciência de que deveria gerir a economia, ser cuidadosos com os gastos em guerra e que buscasse o desenvolvimento do estado por meio do mercantilismo, pensando assim no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica a culpa e das estrelas
  • Resenha Crítica do filme Três Reis
  • Resenha crítica
  • Resenha Crítica do vídeo A História das Coisas
  • Resenha critica do vídeo food inc
  • Resenha Crítica Vídeo "Ariano Suassuna, Canal Brasil
  • Resenha crítica "Video games
  • Resenha crítica – vídeo educativo “aprender a aprender”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!