Resenha critica do texto O assistente Social como Trabalhador Assalariado: desafios frente às violações de seus direitos

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

FACULDADES INTEGRADAS CARATINGA – FIC
SERVIÇO SOCIAL







FUNDAMENTOS HISTORICOS TEORICOS METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Paula Maria kerr





5° Periodo






Caratinga
2014



FACULDADES INTEGRADAS CARATINGA – FIC
SERVIÇO SOCIAL











Trabalho elaborado sob a coordenação do Prof. Livia de Fundamentos HistoricosTeoricos Metodologicos doServiço Social.






Caratinga
2014

A VISITA DOMICILIAR COMO SNTRUMENTO DE APREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL.
INTRODUÇÃO
Abordar um tema de significativa relevância para os profissionais de Serviço Social, quando se deparam em seu processo de trabalho, com a necessidade de definição da metodologia para a efetivação de sua práxis.
Elementos importantes, é a definição dos instrumentos que oprofissional irá utilizar na implementação de seu trabalho interventivo. Também, será tratado de modo sintético sobre o necessário conhecimento da realidade social para que o profissional tenha condições de efetivação de sua práxis. Após será descrito como as dimensões da instrumentalidade do serviço social pode ser utilizado pelos profissionais no espaço sócio-ocupacional do Ministério Publico.Sera abordado a visita domiciliar como instrumento a ser enquanto uma opção metodológica, que apresenta uma abordagem especifica para a apreensão da realidade social.
N conclusão serão tecidas algumas considerações acerca dos elementos levantados no corpo deste artigo e de como é possível a utilização da visita domiciliar como efetivo instrumento técnico, que possibilitará a intervenção dosassistentes sociais na defesa dos direitos humanos.

O conhecimento da realidade social na efetivação da práxis do assistente social.
É comum aos assistentes sociais, questionarem sobre a necessidade de compreender, o complexo aparato, que permite dar conta da dimensão de sua práxis profissional. Compreendidos como eixos que constituem a ação profissional, que embora tenham um conjunto de propriedadesque lhes são próprias, só se caracterizarão como integrantes do processo de trabalho do assistente social se articulados si e a realidade social.
A realidade social, traduz a partir de movimentos complexos, os quais sem sempre são possíveis de serem identificados, de forma imediata, pois para tal, se faz necessário que possamos alcançar o mais próximo possível a vida objetiva do sujeito. Váriasinter-relações são estabelecidas entre o sujeito e a sua realidade, mas nem sempre são identificadas por verbalizações, necessitando dedicar atenção ao que não é visível, o que não é dito, o que não está aparente. A realidade se manifesta a partir dos fenômenos que são apreendidos eimediatamente, mas é na essência destes que se torna possível o desvelamento da realidade em si. O fenômeno e suaessência são indivisíveis, pois “a realidade é a unidade do fenômeno e da essência” (KOSIK, 1989, P12).
A realidade social como um fenômeno a ser compreendido para chegar a sua essência, o assistente social tende, a partir da atitude investigativa, chegar o mais próximo possível da vida social dos sujeitos, conjugando-a à capacidade interventiva pela qual direciona sua práxis.
O profissional aobuscar intervir junto aos sujeitos deve considerar em seu processo de trabalho sua função interventiva, buscando os meios necessários a esse fim e no arcabouço ético do serviço social, dar direcionamento ao seu agir profissional. Ao buscar o conhecimento da vida dos sujeitos deve também, considerar que ao apreender os fenômenos da realidade social dos mesmos, estará notadamente, intervindo naquelsrealidade, tendo em vista que “[...] toda vez que um agente entra em interação com uma situação ou com elementos que nela se encontram, ele já está interferido na situação.” (MIOTO, 2001,p. 151).
Para que o profissional em sua práxis, possa responder às demandas sociais advindas das expressões da questão social, ele deve ser capacitado para identificá-las como um processo sócio-historico, que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O assistente social como trabalhador assalariado
  • O Assistente Social como Trabalhador Assalariado
  • Resenha Crítica do texto "O desafio da interculturalidade".
  • Resenha Crítica do texto Responsabilidade Civil das Redes Sociais no Direito Brasileiro
  • Resenha texto: instrumentalidade no trabalho do assistente social
  • Resenha crítica do texto gestão estratégica com responsabilidade social
  • O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL COMO GESTOR FRENTE AOS DESAFIOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL
  • Resenha crítica do texto “trajetória do serviço social no brasil”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!