Resenha critica do livro redaçao de textos cientificos

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
RESENHA CRITICA DO LIVRO REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS



Ellen Cristina Cané Santos¹



FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas, SP: Papirus, 1991.



O livro Redação de Textos Científicos, de Vera Cristina Feitosa, é uma obra que vem atender a uma necessidade objetiva. Propondo diretrizes práticas e técnicas específicas para um dos mais dos antigos atos decriação humana: o registro das idéias. A autora reuniu muito do que aprendeu e sistematizou durante anos, como professora de português e revisora de textos técnicos e científicos – relatórios, ensaios e dissertações de pós-graduação. Atuando no Departamento de letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e desde 1996 é doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mantém constante trabalhode assessoria em empresas e instituições de ensino.

A autora nos traz uma reflexão sobre a importância do domínio das habilidades e a eficiência que é preciso na hora da transmissão do conhecimento. Vera, diz que escrever é parte inerente ao oficio do pesquisador. Na visão central de que, não basta ter conhecimento cientifico e tecnológico, faz-se imprescindível a clareza e eficiência de taisconhecimentos na transmissão embutida no cotidiano dos povos. O enfoque para o progresso social, não compreende apenas um fluxo crescente de invenções e descobertas, porem sim, na metodologia eficaz, realçada na passagem contundente dos estudos realizados.



__________________________

¹Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. 1º PERÍODO V



No capitulo inicial, Ocientista no processo de comunicação, há uma visão geral do método eficaz emissão do conhecimento. Escrever não costuma ser tarefa banal, normalmente as pessoas suam a camisa e tem muito medo de colocar no papel suas idéias, geralmente as pessoas não tem o costume de expressa o seu conhecimento da forma escrita e acabam somando no índice do pânico do papel em branco, a autora ressalta que essadificuldade ocorre pela falta de treino na redação do ensino médio. Escrever não significa, necessariamente, comunicar com eficiência. Quando você decide escrever é necessário que você assuma o seu papel de pesquisador e tenha o comportamento que você espera que os outros tenha na circunstancia em que você se encontra.

No segundo capitulo, As bases da ação, busca estimular os preparativos para aelaboração do relatório, que o autor deve ficar atento para quatro perguntas que todo autor de texto técnico deve procurar responder, a primeira seria o que o receptor precisa saber? A segunda para que o receptor precisa dessas informações, terceira, que tipo de conhecimento o receptor já tem a respeito do assunto e a quarta, qual será a utilização e o alcance do texto? Adequação do tipo delinguagem e da apresentação gráfica e fundamental para a eficácia comunicativa.

O pesquisador que não presta atenção aos interesses do receptor numa comunicação certamente não se processará de maneira eficiente. Quando falamos de comunicação segundo Feitosa, falamos que a comunicação é um jogo em que ninguém deve entrar sem antes procurar saber quem vai ser o parceiro. O primeiro passo a ser dadopara se chegar á comunicação bem sucedida é a caracterização do receptor, a eficácia da comunicação depende primordialmente da empatia que o emissor consegue estabelecer com o seu receptor. Na escolha do conteúdo deve ser definido em função das necessidades informais do receptor, e quando for reunir informações, registros, deve se ter o cuidado e a percepção para o armazenamento de idéias claras.No terceiro capitulo, Preparativos para a comunicaçao eficaz, apresenta modos especificos como deve ser definido o conteudo, visando a função da das necessidades informais do receptor. A partir do modelo, que representa uma imagem simplificada atraves do sistema organizacional de uma empressa, a autora mostra a insegurança na hora que está reunindo os assuntos para a transmissão, resultado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do texto O Ideal Científico e a Razão Instrumental
  • RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “O TEXTO NA SALA DE AULA”
  • Redação de Textos Cientificos
  • Resenha crítica de artigo científico
  • Resenha Critica Do Artigo Cientifico
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha critica de artigo cientifico
  • Resenha crítica: o que é científico?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!