RESENHA CRITICA DO LIVRO POR QUE Odinei

1412 palavras 6 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL – UNIDADE LAGO
MANTENEDORA: ANHANGUERA EDUCACIONAL

ODINEI PERINI – RA 1299515676 -5º FASE DE PEDAGOGIA

TRABALHO 1º BIMESTRE DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho bimestral para a disciplina de Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, Campus Cascavel, Unidade do Lago.
Professora: Suzana

CASCAVEL,
2015
GRAMÁTICA: VILÃ OU NECESSÁRIA?
POSSENTI, Sírio. POR QUE (NÃO) ENSINAR GRAMÁTICA NA ESCOLA. 1ª edição. Campinas, SP. Mercado de Letras, 1996.
O livro de Sirio Possenti POR QUE (NÃO) ENSINAR GRAMÁTICA NA ESCOLA desperta a atenção dos leitores, já que traz uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa. Esse surgiu de dois textos menores, pois houve o questionamento se deveriam ensinar a gramática normativa ou não para os futuros professores de língua Portuguesa nas universidades. O autor é Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), fez mestrado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Linguística também na Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas.
Este livro é divido em duas partes: na primeira estão apresentadas as dez teses que o autor cita como sendo de extrema importância para os professores de língua materna, pois descontrói vários preconceitos que estão presentes sobre o ensino. E na segunda parte ele procura expor os conceitos de gramática e qual a sua relação com o ensino. Para isso, inicia a primeira parte falando que a sua intenção não é aumentar o conhecimento técnico, mas é provocar uma reflexão sobre o ensino da língua portuguesa e cita que não se devem fazer experiências com os alunos com teorias novas, porque se a experiência não der certo, estarão desperdiçando pedaços de vidas e não apenas materiais. Sendo assim, na

Relacionados