Resenha critica do filme Trucker

842 palavras 4 páginas
Análise do Filme

Tucker, um homem e seu sonho.

Breve Sinopse do Filme

O filme se passa na década de 40, pós 2° guerra mundial, onde o Empreendedor Preston Tucker decide colocar em prática seu sonho, construir um carro revolucionário. Tucker consegue construir seu carro bem a frente do tempo previsto, mas infelizmente foi de contra a opinião e desejos das grandes montadoras da época que acabaram por destruir esse desejo (junto com o governo e políticos americanos) de construir e comercializar o carro do “futuro”. Foram fabricados apenas 50 carros Tucker Tornado.

Análise Organizacional do Filme

Existe diversos desafios que hoje em dia “assombram” as organizações, tais como a ética e a responsabilidade social, a inovação tecnológica, a globalização e a diversidade. Desafios estes que são nítidos dentro do filme, por exemplo, o protótipo do carro revolucionário, vemos inovações tecnológicas que ainda não existia na época em que se passa o filme, a globalização também está bem presente onde pessoas de longe, devido ao marketing pesado, souberam do carro e queriam compra-lo. Há também a responsabilidade social e a ética, onde o Visionário Tucker pensava em segurança, comodidade e preço acessível.

Podemos ver no filme também a configuração organizacional, havia um núcleo operacional, cúpula estratégica, linha intermediária e a tecnoestrutura, Havia também as dimensões da organização que no caráter estrutural eram:

• Formalização – As documentações escritas informando tudo sobre a fábrica e o processo, servindo para dar uma controlabilidade no comportamento, Havia uma formalização mesmo que de forma mínima.

• Especialização – Havia separação das funções, os funcionários eram separados de acordo com sua especialidade. Ex: O projetista que analisava e passava como seria a parte da aerodinâmica.

• Hierárquico – Havia um nível de hierarquização, onde vemos claramente a pessoa do Tucker como chefe geral (bem próximo de uma centralização) na

Relacionados

  • A seca no nordeste
    98094 palavras | 393 páginas
  • DNA o segredo da vida James D
    164756 palavras | 660 páginas