Resenha critica do artigo"otimização das condiçõesde fermentação para a produção de vinho proveniente da uva variedade da "itália"

633 palavras 3 páginas
Resenha Critica do Artigo “Otimização das Condições de Fermentação para a Produção de Vinho Proveniente da Uva Variedade “Itália”

O artigo “Otimização “Otimização das Condições de Fermentação para a Produção de Vinho Proveniente da Uva Variedade “Itália” foi escrito por Fernado José de Góes e Teresa Cristina ZangirolamiI. Publicado no Campus de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos em São Paulo.

O artigo foi baseado em uma pesquisa, onde o objetivo do presente trabalho foi estudar a produção de vinho proveniente da uva, variedade Itália, investigando-se a produção de etanol, glicerol e acidez volátil, tendo a fermentação turbulenta ocorrida na presença e ausência da casca da uva em diferentes condições de pH inicial e temperatura.

Ao contrario do titulo, o resumo é bem atrativo e convincente de que vale a pena ler até a ultima linha do artigo. O resumo é claro e contêm os objetivos, os métodos e procedimentos básicos, os resultados e conclusões. A partir da leitura do resumo se tem uma noção clara do que se vai ler.

Em minha opinião, a introdução, materiais, métodos e conclusão são satisfatórios e atingem com clareza seus objetivos. A conclusão, principalmente, talvez pelo ser bem sintetizado, foi a parte mais compreensível do artigo, além do resumo. Já os resultados e a discussão ficaram um pouco confusas. Acredito que isso possa ter acontecido pela minha falta de conhecimento aprofundado na área, mas a leitura destas duas partes foi cansativa. A respeito das referências, praticamente todas são bem atuais, e todas seguem as regras da ABNT.

Novo resumo

A maior fatia do mercado de vinhos no Brasil corresponde aos vinhos comuns produzidos a partir de uvas de mesa. O objetivo do presente trabalho foi estudar a produção de vinho proveniente da uva, variedade Itália, investigando-se a produção de etanol, glicerol e acidez volátil, tendo a fermentação turbulenta ocorrida na presença e ausência da casca da uva em

Relacionados