Resenha Critica - As consequências da modernidade

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: JOEL PAESE
ALUNO: MAILA SCHULTZ ARISI

Resenha Crítica referente aolivro:
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESp, 1991.
A maioria da população acredita que o mundo de hoje é um mundo mais “moderno” do que o mundo do século XIXvisão esta, relacionada aos avanços tecnológicos da modernidade industrial. Partindo então deste senso comum, indagamos: o que é ser moderno? E mais complexo ainda, o que é ser pós-moderno?
SegundoGIDDENS (1991) a modernidade é um estilo de vida ou uma organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII, e o não existe superação desta sociedade moderna, nem do capitalismo, nem doindustrialismo. A fase histórica em que vivemos o então chamado período: ‘pós-moderno’ é composto por consequências da modernidade que de forma geral estão se tornando mais radicalizadas e universalizadasdo que antes e, padroniza e cria o contexto da tão comentada globalização; que é uma continuação de tendências postas em movimento pelo processo de modernização
No livro, GIDDENS se dedica amostrar-nos de que maneira a modernidade transformou antigas noções espaço-temporais e verdadeiramente revolucionou as relações sociais para algo diverso do que se encontrava em qualquer das anterioressociedades pré-modernas, causando “desencaixe” e confiabilidade em sistemas abstratos, diferente das relações personificadas que antes havia.
Além de e analisa satisfatoriamente a modernidade descartando,com forte argumentação, a hipótese de que vivemos em uma pós-modernidade. Ele esclarece as dimensões institucionais da modernidade: a vigilância (supervisão social), o militarismo (com monopólio daviolência pelos Estados), o industrialismo (transformação da natureza) e capitalismo (acumulação de capital através de exploração de classe).
Se estivéssemos nos encaminhando para uma fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica as consequências da modernidade
  • Resenha do livro as consequências da modernidade, de anthony giddens
  • As consequências da modernidade.
  • As consequencias da modernidade
  • As consequencias da modernidade
  • As consequencias da modernidade
  • AS CONSEQUENCIAS DA MODERNIDADE
  • as consequencias da modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!