RESENHA CRITICA Artigo Cientfico A bibliaHebraica

1292 palavras 6 páginas
FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS

RESENHA CRÍTICA:
A BÍBLIA HEBRAICA - PROPOSTA PARA UM DIÁLOGO ENTRE A TRADIÇÃO E A HISTÓRIA

Aluno: James Waliton Vasconcelso Tinoco
Prof. MSc: Marcos Custódio

Trabalho apresentado a Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas como parte da avaliação da disciplina Pesquisa em Teologia I

MANAUS – AMAZONAS
2014
RESENHA CRÍTICA

ORR, Frederick Robert. A bíblica hebraica: Proposta para um diálogo entre a tradição e a história. Artigo Cientifico. VERITAS - Revista Cientifica Multidisciplinar da Faculdade Boas Novas (FBN), Ano 1, n. 2. Manaus: Editora Boas Novas, 2008.

1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Frederick Robert Orr é bacharel em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia – EST, missionário pela Igreja Evangélica Batista Hebrom e professor de Ensino Superior do Curso de Ciências Teológicas da Faculdade Boas Novas – FBN.

2. RESUMO DA OBRA
O artigo é constituído de três partes, que nos dois primeiros temos algumas divisões para melhor organizar e entender o conteúdo exposto pelo autor. O mesmo procura desenvolver uma fundamentação sobre o método científico, em abordagens que se complementam, referente estudos para a “Bíblia Hebraica e a Tradição Histórica”.
Na primeira parte, FREDERICK ORR apresenta que os textos do Antigo Testamento são os únicos escritos sagrados utilizados pelas maiores três religiões do mundo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Sendo que, estes escritos pertencem originalmente a cultura israelita antiga e que também são a base das outras duas religiões. O nome “Antigo Testamente” é usado e criado pelos cristãos, que traz a ideia de algo incompleto, mas quando junto com o “Novo Testamento” se torna compreensível, ou seja, claro de se entender, pois se completam. Mas na tradição judaica, este Antigo Testamento é a

Relacionados