Resenha Cristina Costa

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014
Resenha Cristina Costa. Livro Questões da Arte.

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. É Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Atualmente éprofessora associada da Universidade de São Paulo”.
O livro trata de mostrar a arte através da maneira de se ver o mundo, vivendo ele compartilhando as experiências, levantando questões que tornem a capacidade humana mais acessível a todos. Retrata também que as paisagens naturais estão sendo trocados por cenários feitos pelo homem, e que temos que nos tornar expectadores críticos e exigentes, que aarte ainda existe mesmo que seja em lugares mais restritos como em museus e teatros, ou até mesmo em lugares abertos, mais estão ali. Fala também da arte desde o tempo medieval como no renascimento, no barroco, expressionismo, realismo entre outras épocas e que durante todos esses tempos ocorreram varias mudanças, através de costumes e cultura, e que até nos tempos de hoje a arte não deixa deexistir nem de fazer parte de nossas vidas. Retrata de artistas com muita fome de arte e que quando expressam isso é notável em cada detalhe seja com musica ou com pinturas ou com palavras, e outra parte muito interessante é quando ela fala da arte do inconsciente, que são diferentes maneiras de manifestar o caráter artístico, falando dos artistas doentes mentais, que mesmo com essa deficiência,essas pessoas são capazes de produzir arte, e mostra em seu livro uma obra feita que é Lua, de Fernando Diwiz, 1987.
O método utilizado pela autora é através de seus conhecimentos, suas idéias e opiniões, utilizando também de citações e exemplos de outros pensadores como cientistas, escritores, folclorista entre outros, e um deles é Oliver Sackrs que é um neurologista e diz que a aptidão para aarte e para a expressão artística não está nos nossos sentidos, que podem ser melhores em uns do que em outros, mas na nossa maneira de ver o mundo e na nossa capacidade de expressá-la, e assim utiliza de vários outros exemplos de como mostrar a arte, e que ela esta ligada a várias coisas desde ouvir música, ou só o fato de olhar para uma obra ou escrever um livro.
Através de suas experiênciasvividas de como ela começou a gostar e iniciar com a arte em sua vida e colocando do conhecimento de outros autores, cientistas, entre outros, para mostrar a arte em cada situação, momento e época. E assim nos mostra que a arte está presente de várias maneiras em nossas vidas e ao nosso redor, Cristina usa também de imagens para que não fique só com as palavras e para que o leitor aprecie mais, do queestá sendo falado, e também para ver como foi à arte e continua sendo em cada lugar, colocando também em cada capítulo uma citação como esse que diz, Transforma-se o amador na coisa amada. Por virtude de muito imaginar, não tenho logo mias que desejar, pois em mim tenho a parte desejada. (Luiz de Camões, poeta português. Trecho extraído de os melhores poemas de Luiz de camões.) capitulo 7, p. 60.Mostrando que ela teve a preocupação explicar a relação do artista com o publico através da sobras, diz que a arte não é apenas uma obra ou pintura, mais um musico a maneira como ele passa o seu amor pela musica. Ao escolher a roupa para se vesti, o penteado a até mesmo a maquiagem. Ela diz “A arte penetra em nós através da porta da sensibilidade, mantendo aberto esse canal com nossa naturezamais instintiva e profunda. A cada emoção ou prazer que resulta do contato como belo, nossos sentidos se renovam a se apuram num processo infindável de recriação”. E assim nos mostra que a cada arte que presenciamos ou vivenciamos nos tornamos mais sensível a perceber a beleza do das coisas, da natureza e do mundo, e seus significados.
Chama atenção para mostrar que nós devemos estar mais sensível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha questões de arte
  • Resenha: “a leitura das imagens” (maria cristina castilho costa)
  • Resenha: livro questoes de arte
  • Cristina costa
  • Cristina Costa
  • Resenha: karl marx e a história da exploração do homem
  • Atividades sociologia
  • Resumo da Introdução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!