Resenha: “crenças das mães soropositivas ao hiv acerca da transmissão vertical da doença”

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
“Crenças das mães soropositivas ao HIV acerca da transmissão vertical da doença”
Lis Aparecida de Souza Neves e Elucir Gir

Neves e Gir expõem em seu artigo algumas das crenças que têminfluenciado diretamente mulheres com HIV no que se concerne à adesão ou não à profilaxia e/ou tratamento. No trabalho encontramos quatro unidades:
1. Percepção de suscetibilidade
Segundo Neves e Gir, osimples fato das mulheres possuírem o conhecimento acerca do HIV e mecanismos de transmissão antes de se infectarem não implica em prevenção própria, visto que as relações que gênero existente em nossasociedade (homem viril/mulher submissa), o ideal de amor romântico e confiança/ fidelidade após duradouras relações dificultam o sexo seguro ou a sua negociação. Além disso, a persistência do conceito degrupos de risco faz as mulheres racionalizar que a AIDS é “uma doença do outro”, isto é, “só os outros podem contrair o HIV”. Uma vez infectadas, as mulheres que engravidam passam a ter uma outrapercepção da doença: elas começam a acreditar na concreta possibilidade de infectarem seu bebê.
A orientação e a educação são estratégias possíveis de serem utilizadas para conscientizar essa populaçãofeminina, geralmente formada por mulheres com baixo poder aquisitivo e baixo nível escolar, a fim de se prevenir o seu contágio com o vírus e evitando, assim, a transmissão vertical. A prevenção seriaaqui um fator de suma importância.
2. Percepção de severidade
O estímulo emocional que surge ao se pensar na severidade da doença leva muitas das mulheres a não pensarem no HIV; elas relutam emencarar essa sua dolorosa, difícil e estigmatizada realidade e por vezes apegam-se a uma crença religiosa como fonte de apoio e suporte emocional, pois o que elas querem é escutar/saber que “tudo ficarábem!”.
Apesar da evolução no tratamento da AIDS, nas representações populares ela ainda é relacionada com a morte. Portanto, o medo da morte pelas mulheres soropositivas é bastante presente. Nós...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transmissão vertical do hiv
  • Transmissão vertical do hiv.
  • TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV
  • TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV EM GESTANTES
  • Artigo sobre transmissão vertical do hiv
  • Transmissão de doenças
  • A criminalização da transmissão do HIV
  • Aleitamento materno mães com HIV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!