Resenha Cr Tica TGA I Decorr Ncias Da Teoria Neocl Ssica

922 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS – CSHNB
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

DECORRÊNCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

PICOS (PI)
2014
FELIPE PEREIRA DE SOUSA SANTOS
GEDALIAS

DECORRÊNCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

PICOS (PI)
2014

Resenha Crítica
Idalberto Chiavenato, autor brasileiro nascido em Viradouro, interior de São Paulo no ano de 1936. É graduado em filosofia/pedagogia, especializado em Direito e Psicologia e pós-graduado em Administração. É mestre e doutor em Administração. Já publicou de mais de 30 livros de grande destaque no mercado sobre a Administração e Recursos Humanos, tendo seus livros usados por administradores brasileiros e de outros países. Publicou em 2004 o livro Teoria Geral da Administração 7° edição, livro destinado aos estudantes de Administração e todos aquelas que necessitam de uma base conceitual e teórica.
O livro Teoria Geral da Administração, 7° edição. É constituído por dez partes e suas respectivas partes possuem dezenove capítulos, discorreremos sobre o 8° capitulo: As decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização.
A Teoria Neoclássica é uma revisão da Teoria Clássica, da qual forma muito de seus princípios reais tendo em vista que a teoria clássica contem muitas falhas e exageros justamente por ser a primeira de todas. Uma das características da Teoria Clássica foi à demasiada ênfase dada à estrutura, ou seja, à organização formal. A organização formal é a determinação dos padrões de inter-relações entre os órgãos ou cargos, definidos logicamente por meio das normas, diretrizes e regulamentos da organização, para o alcance dos seus objetivos. A organização formal apresenta cinco características básicas: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, amplitude administrativa e racionalismo (a característica mais importante). Para atender a essas

Relacionados