Resenha Cr tica Schafer

988 palavras 4 páginas
LICENCIATURA EM MÚSICA – PRÁTICA PEDAGÓGICA 2
Professor André Lima

Resenha por Fabiana Santiago Ferreira

BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais (5ª a 8ª séries): arte. Brasília, 1998a.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries): introdução. Brasília, 1998b.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. Tradução de Marisa T. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.

O pensamento de Schafer vai muito além do que é oficialmente sugerido pelo PCN de Artes/Música. Schafer acredita no desenvolvimento auditivo e criativo dos alunos e não apenas na obrigatoriedade de reconhecer e aprender a teoria musical, a construção de instrumentos, dentre outras propostas que estão contidas no documento. No próprio documento podemos ver menções da utilização das propostas de Schafer como utilização da paisagem sonora e da ecologia acústica, porém sabemos que na realidade no currículo de artes a música ainda é uma mera coadjuvante.
No ensino tradicional da música, o objetivo é o domínio técnico de um instrumento, o que abrange a execução de uma literatura de centenas de anos, capacitando o estudante a executar qualquer peça da música ocidental composta entre a renascença e os tempos atuais, mas da forma que é proposto o ensino da música se torna um acúmulo de conhecimentos com ênfase na teoria, na técnica e na memorização. No documento já existe uma visão da necessidade do lúdico nas aulas de arte/música, para o melhor desenvolvimento da criança, mas também é perceptível a falta disto dentro e fora da escola por causa da cultura de massas, a proposta é de também utilizar o que o aluno tem acesso de forma a orientá-lo musicalmente, principalmente para os jovens, e a partir disto expandir seus conhecimentos. Isto é necessário porque os novos recursos musicais exigirão atitudes renovadoras em relação ao ensino de música, onde outras disciplinas serão necessárias. Um exemplo disto é a música reproduzida por meios eletrônicos, que

Relacionados

  • N lson Hungria Coment rios ao C digo Penal Volume V arts
    220023 palavras | 881 páginas