Resenha Cr Tica Microbiologia De Res Duos S Lidos Urbanos E Sua Rela O Com A Deforma O Vertical Da Massa Aterrada

1755 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
O autor inicia seu artigo familiarizando o leitor aos termos e conceitos da geotécnica convencional, ficando então recalque definido. Parte-se então para o escopo mais específico do artigo: “no caso de aterros de resíduos sólidos urbanos esses recalques podem ser definidos como deslocamentos verticais descendentes da superfície do aterro, provocados por cargas externas, peso próprio dos resíduos ou camada de cobertura e principalmente devido à degradação biológica dos resíduos depositados.”
Assim entende-se já, desde a introdução do artigo, qual o objetivo buscado pelo autor e já correlatado por outros, como Nascimento (2007), Kudrna (2009) e Sharma e De (2007), de que em aterros urbanos encontrar-se-á um recalque predominantemente devido as atividades microbianas, ou seja, a decomposição matéria orgânica componente do resíduo sólido urbano (RSU); aqui é interessante ressaltar que de acordo com estudos de classificação gravimétricos da ABRELP, encontramos em média para o país uma composição de 50% do RSU sendo de matéria orgânica (biodegradável) corroborando com a hipótese primária apresentada pelo autor.
METODOLOGIA
Almejando aproximar-se ao máximo de condições encontradas num aterro, o pesquisador desenvolveu uma célula experimental, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, em alvenaria de tijolos manuais, com 2 m de diâmetro e com 3 m altura, com volume aproximado de 9 m3. A célula foi instrumentada com medidores de recalques superficiais (Placas A e B) e em profundidade, termopares para a obtenção de dados referentes à temperatura, piezomêtros para o monitoramento do nível de líquidos e drenos de gás para quantificar o biogás gerado (Figura 1). Para as camadas de base e cobertura da célula experimental foi escolhido um solo com características de baixa permeabilidade (velocidade: 10-7 m.s-1). Aqui o pesquisador se preocupa em montar um mecanismos que permita a medição do recalque em diversas camadas, identificando a necessidade de

Relacionados