RESENHA CR TICA GLICIA OFIC

512 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA

Nome:____________________________________________
Curso:________________ Data:___/___/_______
Disciplina: ____________

QUEIROZ, Álvaro. Clero e política nas alagoas. Maceió, 1996. 38 p. 1 CREDENCIAIS DO AUTOR

Prof. Álvaro Queiroz é historiador, filósofo, teólogo, pesquisador e escritor. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Nossa Senhora da Assunção, em Maceió, fez Teologia e se especializou em História Eclesiástica em instituições de São Paulo. É graduado em História e pós-graduado em Ciências Humanas com ênfase em Geo-história.
Atualmente, é professor do Centro Universitário CESMAC, lecionando na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) e exerce magistério no Seminário Provincial de Maceió. É também professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas – campus Satuba, onde leciona História.
Álvaro Queiroz também é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde ocupa a cadeira Nº 53 e, na atual diretoria, ocupa o cargo de 2º Secretário. Integra a Associação Alagoana de Imprensa, a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) e a Associação Nacional de História.
É autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas acadêmicas nas áreas de História, Filosofia e Ciências Sociais.

2 CRÍTICA DA RESENHISTA

Segundo Álvaro Queiroz sobre O Clero e Política nas Alagoas, onde descreve a política gananciosa e mesquinha que imperou nas alagoas, envolvendo assim, os poderosos da época, transvertidos de representantes do povo, onde na verdade, eram apenas furtadores do erário. O clero e política tiveram como pano de fundos interesses pessoais firmados em uma liderança religiosa, oxalá que essa intenção política viesse a mudar o quadro político que reinava naquela época.
A obra conta que, Alagoas elevou-se a ser vertente de duas representações políticas nomeadas populismo, retratadas por Silvestre Péricles e Muniz Falcão, silvestrísmo e

Relacionados