Resenha cr tica do artigo Empreendedorismo e Plano de Neg cios

437 palavras 2 páginas
Resenha crítica do artigo Empreendedorismo e Plano de Negócios
Autores: Priscila Rocha de Faria, Zenaide Ceballos
Universidade do Vale do Paraíba/ Faculdades Sociais Aplicadas, São José dos Campos-SP .

O artigo analisado para a seguinte resenha foi apresentado IX Encontro Latino Americano de Inicialização Científica e V Encontro Latino americano de Pós-Graduação- Universidade do Vale do Paraíba. O mesmo é dividido em doze tópicos, os quatro primeiros tópicos referem-se ao empreendedorismo, o quinto ao Plano de Negócios, o sexto á Importância da orientação contábil e os demais tópicos referem-se á histórias de sucesso de grandes empresas.
A leitura demostra que o trabalho tem por objetivo esclarecer e evidenciar o Empreendedorismo e motivar o nascimento de empreendedores inovadores.
As autoras destacam a importância do empreendedorismo para a economia de um país. Mostra também que o mercado atual está propício para o surgimento de mais empreendedores. Por isso muitos países, inclusivo o Brasil, está criando oportunidades para capacitar aqueles querem abrir um negócio.
O texto revela que todas as pessoas nascem com potencial e talento empreendedor, citando as principais características do empreendedor, tais como, a iniciativa, autoconfiança, capacidade de inovar, otimismo, coragem, criatividade entre outras.
Segundo o artigo o Processo Empreendedor inicia-se a partir da identificação e avaliação de uma oportunidade seguido do desenvolvimento do plano de negócios, da avaliação de riscos, captação de recursos e por fim o gerenciamento da empresa. Porém para que não haja falhas nesse processo é necessário a Elaboração de um Plano de negócios, um documento escrito que tem por objetivo estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor analisará para decidir á viabilidade da empresa a ser criada.
As autoras salientam a importância da orientação Contábil na vida das empresas. O profissional contábil é responsável por fornecer informações precisas para a

Relacionados