Resenha Crítica

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
B) O dia 03 de novembro de 1870 é considerado pelos historiadores como o marco do início da jornada política que levaria à queda do Império duas décadas depois, nessa data foi criado no Rio deJaneiro o primeiro clube republicano do Brasil. Nos anos seguintes, outros partidos semelhantes seriam organizadas em províncias importantes do Império. Em 1889, havia em todo o Brasil 237 clubesrepublicanos. Os republicanos “históricos” criticavam a centralização da Monarquia, seu caráter hereditário, o poder excessivo nas mãos de Pedro II, a vitaliciedade do Senado e o sistema político em geral,que excluía a maioria absoluta da população.
O clima entre os militares era de franca rebelião contra o governo. Tramava-se a derrubada do ministério liberado pelo mineiro Afonso Celso de AssisFigueiredo, o visconde de Ouro Preto, mas uma parte da oficialidade mais jovem queria a troca da Monarquia pela República.
Algumas das razões pela a queda da monarquia foi a abolição da escravatura, questãoreligiosa e militar, perda de apoio popular e sucessão do trono.
Deodoro iniciou o movimento que pôs fim ao regime Imperial. Aos 62 anos, com a vida marcada por atos heroicos na Guerra do Paraguai esucessivos desentendimentos com as autoridades imperais, marechal Manoel Deodoro da Fonseca era o depositário de todas as esperanças dos conspiradores republicanos. O problema é que o marechal estavagravemente enfermo.
Em 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs oimperador D. Pedro II.
A família imperial teria duas opções: a primeira, o exílio, na Europa de preferência; a segunda, em caso de resistência, morte em praça pública em nome dos interessesnacionais.
Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio de Janeiro, pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério, o imperador tentou ainda organizar outro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!