Resenha crítica

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
RESENHA CRÍTICA
Avaliação de Desempenho

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

MARRA, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico / Jean Pierre Marra. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000

Informações dos autores:

Idalberto Chiavenato é presidente doInstituto Chiavenato e conselheiro do CRA/SP, é reconhecido e prestigiado pela excelência de seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados às organizações bem-sucedidas.
É um dos autores nacionais mais conhecidos erespeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos.
Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie.
Foi professor convidado da EAESP-FGV e de várias universidades noexterior.
Sua extensa bibliografia abrange mais de 30 livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistas especializadas. Publicou 17 livros sobre Administração e Recursos Humanos traduzidos para a língua espanhola.
Recebeu vários prêmios e distinções (como dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades estrangeiras) pela sua contribuição à Administração Geral ede Recursos Humanos. (http://www.chiavenato.com/institucional/quem-e-idalberto-chiavenato.html)

Jean Pierre Marras é Doutor em Ciências Sociais pela instituição de ensino PUC-SP, Brasil, graduado em Administração de RH e atualmente leciona no curso de Pós-Graduação das universidades PUC Minas e FEI - Faculdade de Engenharia Industrial (SBC). (www.facebook.com)

DADOS SOBRE O TEMA DE ACORDOCOM OS AUTORES
Conforme Chiavenato (1999), a avaliação de desempenho serve para julgar ou estimar o valor, a excelência, as qualidades de uma pessoa e a sua contribuição para o negócio da empresa. É o processo de rever as atividades exercidas e avaliar a contribuição do indivíduo para o alcance de seus objetivos dentro da organização.
Marras (2000) sustenta que o desempenho humano é o ato deexecutar determinada tarefa previamente acordada. É diretamente proporcional as duas condições do ser humano: o “querer fazer”e o “saber fazer”, a condição cognitiva e experimental que possibilita o indivíduo a realizar com eficiência e eficácia.
Chiavenato (1999) aponta que as principais razões para que as organizações e o próprio funcionário devem cobrar a avaliação de desempenho vão desde queatravés dela pode-se comunicar ao funcionário como ele está de saindo no seu trabalho, sugerindo necessidades de mudança no comportamento, nas habilidades ou até no conhecimento. Chiavenato (1999) sustenta que a avaliação de desempenho permite que o funcionário conheça aquilo que seu chefe espera do seu trabalho e a seu respeito e também proporciona um julgamento sistemático para basear salários,promoções, transferências e demissões.
Outro aspecto que Chiavenato (1999) comenta é que a avaliação deve abarcar não somente o desempenho dentro do cargo, mas também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação. A avaliação deve enfatizar no cargo e não hábitos pessoais observadas no trabalho. A avaliação deve ser aceita tanto pelo avaliadorquanto pelo avaliado e devem trazer algum benefício para a empresa e para o avaliado.
Marras (2000) entende que existem diversas utilidades na utilização do instrumento de avaliação de desempenho, como: identificar empregados que necessitem de aperfeiçoamento, definir o grau de contribuição tanto individual como do grupo nos resultados da empresa, descobrir o surgimento de novos talentos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!