Resenha crítica

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Thiago Souza de Farias
11/0142098
2º sem / Administração

Texto 1 – O Estudo da Administração Pública

No texto de Dwight Waldo, logo no início é estabelecido uma tônica para discussão com o leitor: qual a definição de Administração Pública? Com a resposta de que não há nenhuma boa definição, abre-se brechas para várias interpretações e conceituações acerca do assunto. As váriaspossibilidades abertas para definição abre também um leque amplo do conceito e nos permite enxergar de várias maneiras. O autor chega a afirmar que a ideia de que caiba em uma frase ou em um parágrafo o conceito de administração pública é pobre e simples demais.

São apresentadas então duas definições para serem trabalhadas:
1 – administração pública é a organização e a gerência de homens e materiais paraa consecução dos propósitos de um governo.

2 – administração pública é a arte e a ciência da gerência aplicadas aos negócios de Estado.

Deve-se ter noção também do significado individual das palavras que compõem a locução administração pública, embora os sentidos estejam ligados e relacionados, são diferentes entre si. Quem estuda o tema deve estar atento aos empregos que o termo podeexercer, já que a tentativa de abranger os dois significados em uma mesma definição pode vir a provocar uma grande confusão de sentidos.

Em seguida, ao apresentar o conceito de ação racional, o autor apresenta 02 vertentes da prática da administração pública, sendo ela enquanto atividade, ou seja, ações contínuas visando a maximização dos objetivos da organização, comparando o papel de um líder nasua função estrategista com a de um operador de máquina na sua atribuição pode não estar interessado diretamente no alcance dos objetivos e resultados traçados. No conceito de administração pública enquanto estudo, também calcula-se as melhores maneiras de alcançar-se esses objetivos, maximizando-os, porém com uma variação de abordagem, nível de abstração, tamanho do problema, generalidade ouparticularidade, e assim por diante.

Ainda buscando entender o significado de administração, define-se como um tipo de esforço humano cooperativo com um alto grau de racionabilidade de quem participa do processo. A partir daí, há a necessidade de um estudo também dos termos organização e gerência, podendo definir organização como uma estrutura das inter-relações pessoais, oficiais e habituais em umsistema administrativo. Já a gerência se encaixa no conceito de que é a ação que se propõe a conseguir cooperação racional neste mesmo sistema administrativo.

Após a conceituação de administração, volta ao questionamento do início do texto sobre o significado de pública. Quais as implicações que esse termo carrega e suas diferenciações de administração geral. A definição da palavra públicatambém não é fácil e a tentativa de compreensão pode levar a outros campos mais amplos, como área jurídica e filosófica.

A discussão sobre a administração vem sendo feita desde os primórdios da história, mas nunca com a intensidade de hoje. Grande parte da história da administração permanece sem registros escritos, desde a época da Mesopotâmia, quando já se praticava muitos dos conceitos deadministração abordados hoje, os quais não se tinham noção ou exatidão do que faziam. Em todas as épocas e fases da história, sempre houve um estudo acerca do tema, através da grande variedade de meios, intensidade e percepção.

Texto 2 – O estudo da Administração

Woodrow Wilson faz uma revisão bibliográfica acerca do tema Estudo da Administração, originalmente publicado em 1887 na revistanorte-americana Political Science Quartely, onde a ideia de que a ciência da Administração é um fruto da Ciência Política é discutida e estudada.

São várias as razões apresentadas para a justificar a necessidade do surgimento de uma ciência que explicasse, estudasse e aprofundasse o tema administração, fazendo com que as trilhas do governo sejam retificadas, tornando suas opiniões mais eficientes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica
  • Resenha critica
  • RESENHA CRÍTICA
  • resenha critica
  • Resenha Critica
  • Resenha crítica
  • resenha critica
  • Resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!