Resenha Crítica Vídeo "Ariano Suassuna, Canal Brasil

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
Em fevereiro de 2004 foi transmitida pela TV Brasil em parceria com a TV PUC uma das várias palestras do mestre Ariano Suassuna, na ocasião da abertura do Seminário Conteúdo Brasil, a mesma tinhacomo tema “Valorização da Produção Brasileira”, com caráter polêmico Ariano disserta sobre a valorização e a desvalorização da cultura nacional que vem constantemente perdendo espaço para as culturas demassas impostas por ideologias mundiais.
Ariano Vilar Suassuna dramaturgo Paraibano, autor de o Auto da Compadecida, obra que é marca da resistência da cultural brasileira e sobretudo nordestina,nasceu em 16 de junho de 1927 na atual cidade de João Pessoa. Filho de família humilde, Ariano passou grande parte de sua vida em contanto com a literatura nordestina entre várias formas demanifestação, os folhetos populares eram os que mais lhe agradavam, por virem do povo e para estes se dirigirem.
Em 1950 formou-se em Direito e fundou junto com Hermilo Borba Filho, o Teatro do Estudante dePernambuco e nesta mesma época escreveu suas primeiras peças teatrais. Ainda na década de 50 criou o Teatro Popular do Nordeste. Em 1967 formou o Conselho Federal da Cultura. Em 3 de agosto de 1989 foieleito o sexto ocupante da cadeira de nº 32 da Academia Brasileira de Letras.
Sendo Suassuna ferrenho defensor da cultura brasileira, o mesmo fala com enorme propriedade sobre a influência estrangeira emnossas manifestações culturais, e como essas interferências podem prejudicar e descaracterizar uma nação.
O mestre começa afirmando que as culturas de massa são as mais eficazes e modernas formas dedominação sociocultural, e que essas ideologias que chegam em nossas casas diariamente chegam a interferir diretamente em nosso cotidiano (até em nomes, cita Ariano em um exemplo bem humorado).
Porcultura de massa se entende, toda manifestação que tem por objetivo atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ariano Suassuna
  • Ariano Suassuna
  • Ariano suassuna
  • Ariano Suassuna
  • Ariano suassuna
  • Ariano Suassuna
  • Ariano Suassuna
  • Ariano Suassuna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!