Resenha crítica - pedagogia da autonomia

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2012
RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA:

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
(Saberes necessários à prática educativa)
PAULO FREIRE


NITERÓI – RJ
28 de setembro de 2010
RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA
PEDAGODIA DA AUTONOMIA
PAULO FREIRE, Pedagogia da Autonomia (saberes necessários à prática educativa). Editora Paz e Terra; edição 41ª – 150 pág.; São Paulo,1996.

Paulo Freire, aborda de forma completa e simples, a ação de educar dentro e fora da sala de aula, pontua procedimentos que devem ser aplicados em toda formação acadêmica do educando. Mostra uma pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando.
O livro, Pedagogia da Autonomia, é dividido em três (03) capítulos: O primeiro capítulo “Não há docência semdiscência” (21-41), alinha e discute alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica que devem ser conteúdos obrigatórios à organização da formação docente. O segundo capítulo “Ensinar não é transferir conhecimento” (47-84), aborda sobre como transferir informações para o educando. E por fim, o terceiro capítulo “Ensinar é uma especificidade humana” (91-141), relata sobre a questão daautoridade do educador em sala de aula.
No primeiro capítulo, “não há docência sem discência” Paulo Freire mostra que ensinar exige rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes ao educandos, criticidade, estética e ética, a corporeificação das palavras por exemplo, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática e o reconhecimento e aassunção da identidade cultural. Paulo Freire reflete que o educador deve sempre fazer uma crítica de sua prática para ver se a metodologia usada na turma está sendo eficaz para essa turma, ou  não e ter consciência de mudar quando esta na estiver dando certo.
Freire coloca, que se faz necessária a valorização da experiência diária do educando e fazendo com que essa experiência seja transformadaem aprendizagem e que o educando se torne um ser mais crítico e observador sobre sua própria forma de vida.
“A escola não é partido. Ela tem que ensinar os conteúdos, transferi-los aos alunos. Aprendidos, estes operam por si mesmos”. (pág.31)
No segundo capítulo, “ensinar não é transferir conhecimento” Freire aponta outras exigências fundamentais no ato de ensinar, como: consciência doinacabamento, reconhecimento do ser condicionado, respeito à autonomia do educando, bom senso, humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos, apreensão da realidade, alegria e esperança, a convicção de que a mudança é possível e curiosidade. Defende a idéia que o professor não deve transferir o seu conhecimento como um dono das verdades absolutas e inquestionáveis, mas ajudar esseeducando a desenvolver esse seu pensamento. Paulo Freire diz que deve se respeitar o tempo do educando, pois cada um tem o seu tempo de aprendizagem, e cada um tem o seu momento e hora certa para se encaminharem na vida.
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (pág.47)
No terceiro capítulo, “ensinar é umaespecificidade humana” o pedagogo exige uma boa preparação e qualificação do professor, e este deve está seguro de sua profissão para que melhor desenvolva a sua atividade de docência. Diz que ensinar exige uma tomada de consciência de suas decisões que o professor é o primeiro responsável. E chama atenção do professor que ele não deve ser ingênuo, e tomar consciência que a educação é uma ideologia, nesseponto apresenta sua influência marxista no texto. Lembra que ensinar exige disponibilidade para todas as questões dos estudantes e está sempre à disposição em responder as suas inquietações, e com isso aberto ao dialogo com os discentes.
Para o meu interlocutor, a liberdade estava acima de qualquer limite. Para mim, não, exatamente porque aposto nela, porque sei que sem ela a existência só tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica pedagogia da autonomia
  • Resenha critica pedagogia da autonomia
  • Resenha Critica do Livro Pedagogia da Autonomia
  • Resenha critica do livro “Pedagogia da autonomia”
  • Resenha Critica do Livro Pedagogia da Autonomia
  • RESENHA CRÍTICA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
  • Resenha Crítica do Livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
  • Resenha Crítica do Livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!