RESENHA CRÍTICA “OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÕES DO HOMEM”, DE MCLUHAN

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES – ICHCA
COMUNICAÇÃO SOCIAL – COS
JORNALISMO DIURNO – 4º PERÍODO
















LYARA CLARA MUNT E SILVA
RESENHA CRÍTICA “OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÕES DO HOMEM”, DE MCLUHAN





















MACEIÓ/AL
2011
LYARA CLARA MUNT E SILVA
JORNALISMO DIURNO– 4° PERÍODO













RESENHA CRÍTICA “OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÕES DO HOMEM”, DE MCLUHAN















MACEIÓ/AL
2011
Os meios de comunicação como extensões do homem
Marshall McLuhan inicia seu texto, “Os meios de comunicação como extensões do homem”, abordando a questão dos efeitos tecnológicos na atualidade. O autor explica que o mundo foi tomadopor constantes inovações e por uma explosão de descobertas; caminhando, assim, para uma fase onde as extensões alcançariam proporções jamais vistas. O resultado previsto por McLuhan pode ser confirmado se analisarmos o cenário atual da nossa sociedade. Todos os indivíduos são influenciados pelas extensões tecnológicas e, alguns, chegam a manter certa relação de dependência para com elas.
Ao fazeruma comparação das ações humanas em diferentes épocas, podemos notar que as reações dos indivíduos se tornaram bem mais imediatas e profundas. Isso se dá, em grande parte, devido a velocidade imposta pela chegada da tecnologia. O indivíduo já não pode mais pensar apenas em si, pois encontra-se interligado ao mundo, sendo responsável por ele e pelos outros também.
Esta é a Idade da Angústia, porforça da implosão elétrica, que obriga ao compromisso e à participação independentemente de qualquer 'ponto de vista'. (McLuhan, s/d: 19)
McLuhan inicia a primeira parte de sua obra afirmando que “o meio é a mensagem”. Essa frase é lançada com o propósito de expor ao leitor a capacidade que o meio tem de apresentar ao homem novas ideias e formas de expressão. Isso implica em dizer que as mudanças,sociais e pessoais, que ocorrem nos meios ou extensões do homem são reflexos da inovação tecnológica. Como é dito no texto de Karina Medeiros:
Tecnologias são consideradas forças independentes, autocontroláveis, autodetermináveis e autoexpandíveis. São vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade. (Lima, 2001: 06)
Emseguida o autor expõe o pensamento de que “o ‘conteúdo’ de qualquer meio ou veículo é sempre um outro meio ou veículo” e que a mensagem transmitida por ele são as transformações que ocorrem na vida humana. Essa afirmativa abre espaço para a questão do conteúdo presente na obra de arte, que seria consequência do que se passa na mente do artista. Porém, o foco da questão é a capacidade que amensagem, presente nas obras ou meios de comunicação, tem de mudar processos humanos já existentes.
Quando os meios se tornam muito expostos têm sua natureza esquecida e modificada, como explica Subtil:
De acordo com a visão mcluhaniana, uma visão distanciada do que concebia ser o pensamento “geométrico” e “sequencial” da racionalidade moderna, a revolução computacional tende a aniquilar a naturezatal como era conhecida e a máquina e a biologia começam a fundir-se. (Subtil, 2003: 21)
As inovações tecnológicas romperam com antigas barreiras e pensamentos. O mesmo aconteceu com o cubismo. Essa corrente surgiu como uma inovação, pois em lugar de um único ponto de vista surgiram diferentes perspectivas, desfazendo a ilusão de que o todo de uma obra poderia ser apreendido instantaneamente.Alguns detalhes só são notados depois de uma meticulosa observação.
McLuhan expõe ainda algumas mudanças que ocorreram em relação à imprensa e à tipografia em alguns países, indicando algumas fases de transição. Em seguida, baseado nos estudos de E. M. Forster, ele chega à conclusão de que orientais e ocidentais enxergam as coisas de formas distintas. Enquanto os primeiros mantêm uma cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Meios de Comunicação como extensões do Homem
  • Os meios de comunicação como extensões do homem, de marshall mcluhan
  • OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÕES DO HOMEM
  • Resumo do Capitulo 6 do Livro
  • MCLUHAN: os meios de comunicação como extensão do homem
  • Os meios de comunicação como extensões do homem – marshall macluhan
  • Marshall McLuhan Compreender os Meios de Comunicação
  • Os meios de comunicação como extensão do homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!