Resenha Crítica Medianeras

371 palavras 2 páginas
Resenha Crítica – Medianeras

Medianeras é um filme argentino que estreou em 2011, sob a direção de Gustavo Taretto. O drama conta a história de dois personagens um tanto peculiares, em lindas cenas com alguns traços de comédia, filmadas na Argentina e Espanha.
A história se passa em Buenos Aires e começa com uma narrativa dos protagonistas, Martin e Mariana. Eles falam sobre a diversidade de prédios da cidade, que foram surgindo sem nenhum planejamento, assim como se desenvolvem as vidas solitárias das pessoas na grande cidade. Além disso, falam sobre os dramas da sociedade moderna e, sobretudo, seus próprios dramas.
Martin é um fóbico em recuperação, que trabalha criando sites em seu próprio apartamento. Ele pede comida, faz compras e estuda pela internet, saindo de casa apenas para eventuais encontros que marca também pela rede. Só anda a pé e quando necessário. É, claramente, um retrato do modo de vida globalizado em que vivemos, por isso muitas pessoas se identificam com o personagem, o que explica o sucesso do filme. Mariana acaba de terminar um namoro de quatro anos, e tenta se adaptar a morar sozinha novamente. Ela é uma arquiteta que trabalha fazendo vitrines, não anda de elevador, é uma moça bastante triste e vive solitária, assim como Martin. Apesar de suas histórias serem contadas separadamente, ao longo do filme vai se percebendo como se dariam bem juntos e deveriam se conhecer.
O problema é que, apesar de serem praticamente vizinhos, nunca se vêem, devido ao fato de não saírem muito de casa e devido à lei que proíbe a existência de janelas nas medianeiras, paredes das laterais dos edifícios, onde não há beleza nem janelas, apenas anúncios publicitários. Não é por coincidência, que a palavra que dá nome ao filme, dá também sentido às vidas dos dois solitários, que decidem alegrar um pouco suas vidas abrindo janelas ilegais nas medianeiras, onde se encaram pela primeira vez.
É um excelente filme, que nos faz pensar sobre temas atuais, internet,

Relacionados

  • Resenha Crítica - Arquitetura - A transformação do Espaço
    968 palavras | 4 páginas
  • Medianeras
    532 palavras | 3 páginas