Resenha Crítica Filme Bebê de Outubro

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ES
Curso de Psicologia




Sabrina Cypriano






RESENHA CRÍTICA DO FILME
“BEBÊ DE OUTUBRO”











Cachoeiro de Itapemirim – ES
Setembro de 2013
Referências Bibliográficas
CLONINGER, S.C. Teorias da Personalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.



Credenciais da Obra
Título Original: October Baby. Direção Andrew Erwin eJon Erwin. Gênero: Drama. Ano de Lançamento: 2011/2012. Duração: Aproximadamente 108 minutos.

























Abrem-se as cortinas, Hannah entra no palco do teatro… momentos depois, ela se vê caída ao chão. Todos os exames médicos levam a uma só direção: o difícil nascimento de Hannah. O diagnóstico médico nem se compara à descoberta de quem são seus pais:Hannah foi adotada – após uma tentativa de aborto mal sucedida. Perplexa, confusa e irritada, Hannah toma um novo rumo em sua vida na companhia de seu velho amigo Jason. Nessa busca para descobrir seu passado obscuro e encontrar esperança no futuro incerto, ela percebe que a vida pode ir além dos nossos planos e projetos.
Assim é o filme Bebê de Outubro, emocionante e comovente do início ao fim. Ostemas mais abordados são aborto, adoção e religiosidade. Após muitos problemas patológicos, Hannah (a protagonista) acaba tomando conhecimento da grande mentira envolvendo sua família, que escondeu durante 19 anos que a moça foi fruto de um aborto, foi adotada e que teve um irmão morto. Ela se depara com uma dura realidade e sente-se imediatamente rejeitada e acaba por entender o porquê do desejo desuicídio muitas vezes sentido e de outros inúmeros distúrbios e problemas de saúde adquiridos ao longo da vida.
Em uma análise psicológica e sob o conceito de formação da personalidade de Freud, as informações da tentativa de aborto nunca chegaram à mente de Hannah em forma de lembrança, mas isso não quer dizer que elas não estejam armazenadas em algum lugar do seu inconsciente em forma detrauma. Seria o que Freud chamou de Determinismo Psíquico, que fez com que a garota tivesse prejuízos ocasionados por sua história gestacional. Segundo Freud os primeiros anos de vida são críticos na formação da personalidade. Hannah era uma boa moça, mas segundo relato dos próprios colegas, sempre foi “estranha”, recatada, calada, enfim, segundo a psicanálise Freudiana, fatores psicológicos podem serconsiderados causas e explicam diversos comportamentos. Este difícil início de vida veio à tona e fez com a moça quisesse redescobrir toda a sua história e reescrevê-la de outra forma, esta vez sem o sentimento de rejeição.
Mais adiante, durante uma viagem à procura de sua mãe biológica, Hannah é movida por um impulso e por uma energia em prol de seu objetivo e acaba invadindo o hospital ondenasceu em busca de informações sobre seu passado. Hannah e o amigo Jason acabam sendo presos. Sob mais um conceito de Freud podemos avaliar essa situação como um Conflito Intrapsíquico, quando as estruturas da personalidade id, ego e superego nem sempre coexistem pacificamente. O fato de Hannah ter seguido seu instinto, sua pulsão de invadir um hospital sem permissão, seria explicado pelo id, queestá sempre em busca de satisfazer às suas necessidades sem medir as consequências. Porém, pelo fato de ter sido detida, já na cadeia perto do sargento, Hannah repete várias vezes a frase “meu pai vai me matar”... Hannah teve uma criação conservadora, de uma família religiosa, correta, tradicional. Seria para o pai inaceitável ver a filha como uma criminosa e fazendo uma viagem escondida da família.O ego o tempo todo esteve em contato com o mundo real, mas não conseguiu dominar o id. Entretanto, o superego entrou em ação, reprimindo tudo o que Hannah entende como padrões de comportamento inaceitáveis e ela caiu em si e se preocupou com toda aquela situação. Este conflito também esteve presente no quarto de hotel, quando Hannah confessa para Jason que nunca esteve com um rapaz intimamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme: Bebê de Outubro
  • resenha filme bebês
  • Resenha Crítica
  • Resenha do filme ceu de outubro
  • Resenha critica filme amistad
  • Resenha crítica do filme germinal.
  • Resenha crítica do filme intocáveis
  • Resenha crítica do filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!