RESENHA CRÍTICA: Estruturação da Estrutura Organizacional: o Caso de uma Empresa Familiar

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

Segundo Meyer e Rowan (1983) e Scott (1983) as regras institucionais substituíram as normas técnicas na especificação ambiental do funcionamento e desempenho organizacionais. Ao analisar as pesquisas apoiadas na teoria institucional, e compartilhar com grande parte dos argumentos formulados por seus adeptos, questiona-se, contudo, o pressuposto da inexorável homogeneização daspráticas organizacionais por força das concepções sustentadas em uma arena ambiental comum.
Acredita-se que a estrutura das organizações constitui-se por meio da relação recíproca entre atributos formais e padrões de interação, intermediada por esquemas interpretativos que orientam o entendimento e a atuação perante as pressões institucionais. A relação organização-ambiente desenvolve-se de acordo coma interpretação dos agentes das exigências institucionais e da configuração das pressões contextuais, resultando em padrões de significado que modelam as formas das organizações.

Organizações e Forças Ambientais

O conceito de organizações formais vem norteando a teoria organizacional desde os primeiros estudos sobre o conceito weberiano de burocracia. “Organizações modernas são mantidas porsistemas de crenças que enfatizam a importância da racionalidade. Sua legitimidade aos olhos do público frequentemente depende de sua habilidade para demonstrar racionalidade e objetividade na ação” (Morgan).
A natureza dos procedimentos organizacionais depende, além de outros fatores, de um sistema de crenças e valores e das relações de trabalho sobre ele desenvolvido sem função de elementoslegitimados interna e extremamente.
Meyer e Rowan acreditam que as organizações funcionam mediante a incorporação de orientações previamente definidas e racionalizadas na sociedade, que contribuem para a legitimação de suas atividades e para sua sobrevivência, independente da eficiência e demanda de sua produção. O efeito de modificar-se conforme as características ambientais, ou, isomorfismo,decorre de mecanismos coercitivos, miméticos e normativos, acarretando uma homogeneização das ações de organizações pertencentes a um mesmo campo organizacional.
De acordo com DiMaggio e Powell o isomorfismo coercitivo resulta de pressões formais e informais exercidas por uma organização sobre outra que encontra-se em uma condição de dependência. O isomorfismo coercitivo pode não procedernecessariamente de escolhas conscientes, uma vez que diante da escassez de informações, uma ação pode ser efetuada de acordo com normas postuladas socialmente, ao menos para manter a legitimidade da organização em seu campo.
DiMaggio e Powell sugerem ainda que o grau de profissionalização é um fator importante a ser considerado para o entendimento das pressões acarretadas pelo isomorfismo ambiental. Oisomorfismo normativo conduz a formas comuns de interpretação e ação frente aos problemas e exigências organizacionais. O isomorfismo, afinal, é um mecanismo vantajoso para as organizações já que a similaridade facilita as transações Inter organizacionais e favorece o seu funcionamento interno através da incorporação de regras socialmente aceitas.
No entanto, reconhecer que estruturas organizacionaisestão sujeitas a pressões isomórficas não elimina a possibilidade de ação por parte da organização no sentido de exercer certo grau de autonomia e controle sobre as condições do ambiente, visando o alcance de seus objetivos e a manutenção de seus interesses.
Mesmo as tentativas de controle organizacional realizam-se dentro de uma ordem normativa constituída no ambiente institucional. Portanto, aconformidade, mais do que o desempenho, determina a sobrevivência das organizações.

Uma Visão Interpretativa da Ação Organizacional

Salienta-se que sublinhado o argumento sustentado neste trabalho, encontra-se a premissa de que as organizações são culturas, e como tal, se compõem por conjuntos de normas e concepções, formados a partir da disseminação de províncias de significado que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso Estrutura o da estrutura organizacional de uma empresa familiar
  • CULTURA ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS FAMILIARES
  • RESENHA CRITICA USUCAPIÃO FAMILIAR
  • Departamentalização na estrutura organizacional das empresas
  • Como avaliar a estrutura organizacional da sua empresa
  • Estrutura organizacional em empresas me
  • ESTRUTURAS ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS
  • A estrutura organizacional da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!