Resenha crítica “empresa dos sonhos”

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
[pic]

iNTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em um mundo globalizado, tecnológico, competitivo e capitalista, uma época de grandes transformações e desafios para os profissionais e também para a maioria das organizações. A vida e o trabalho representam questões que envolvem um cenário de atitudes, emoções e sentimentos de enorme diversidade, reproduzindo a forma particular de cada serlidar e enfrentar a realidade que se apresenta.
O presente exposto abordará a Pesquisa realizada pela Cia de Talentos na qual mostra que jovens desejam trabalhar em ambiente bom, onde possam se desenvolver fazendo aquilo do que gostam, mas do que sonham com boa remuneração. O estudo realizado no Brasil em 2010 identificam as organizações que povoam os sonhos dos jovens profissionaise revelam o que pensam sobre o sucesso e liderança, informações que podem desafiar as atuais praticas de gestão de pessoas.

A EMPRESA DOS SONHOS

As empresas desejam escolher bem seus colaboradores, mas também querem ser objeto de desejo. Não há como fechar os olhos à influência da mídia na formação de imagens, mas sabe-se que, há muito tempo, que colaboradores satisfeitos tem melhordesempenho e constroem grandes marcas. Esse conceito de marketing é cada vez mais palpável na área de recursos humanos.
A pesquisa realizada pela Cia de talentos surgiu quando ela identificou grande lacuna entre o que os jovens desejavam e o que as organizações buscavam e ofereciam por meio de programas para estagiários ou trainees. O estudo a empresa dos sonhos dos jovens, então vem contribuir paraque tal descompasso seja reduzido, fornecendo subsídios para que os gestores compreendam melhor a nova geração de profissionais – a geração Y- e estabeleçam com ela uma relação mais saudável e producente.
Os dados da pesquisa revelam que os jovens da geração Y, compreendem aqueles nascidos por volta de meados dos anos 80, na qual tiveram uma educação dos pais de questionar autoridades e não teremmedo de lutarem por seus sonhos, possibilitando assim a formação de jovens mais independentes, mais capazes de modificarem regras, e por serem mais desejosos de tecnologia avançada e por gostarem de feedback, tornaram-se mais corajosos e capazes de lutar por crescimento profissional, reconhecimento e ambiente bom de trabalho.
Os perfis do Brasil responderam ao questionário, mais de dois terçosdos entrevistados desejam uma colocação no setor privado em seguida pelo setor de serviços, muitos deles trabalham e alegam estar preparados para o mercado de trabalho, porém, grande parte não possuem domínio de algum idioma estrangeiro. A análise da pesquisa que os jovem tem competências técnicas, mas lhe faltam as comportamentais, o que salienta a importância da aproximação entre a universidade eo mercado. O jovem brasileiro entende definem sucesso por: trabalhar com aquilo de que gosta, ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional e obter sensação de realização.
Todos os entrevistados no Brasil desejam ser líder, más na versão light, a geração Y preocupa-se com o peso da responsabilidade em ser infalível e também com as ameaças de ter de abrir mão da vida pessoal, trabalhar mais esentir mais estresse. Vale lembrar que um dos grandes temas da área de recursos humanos é a escassez de líderes, pois os atuais estão se aposentando e os mais jovens tornam-se gestores com menos experiência de vida.
Atualmente segundo a pesquisa a empresa dos sonhos é aquela que oferta em geral um ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento profissional, qualidade de vida, crescimentoprofissional e uma boa imagem no mercado.
Para seleção e retenção desses jovens, uma recomendação é prestar atenção aos desejos deles de identificar-se com a empresa e com o gestor, pela coerência ética entre o dizer e o fazer, e de se sentir pertencendo à organização, pela confiança que neles é depositada quando desafios lhe são propostos.

APRECIAÇÕES

O artigo fornece subsídios de pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do artigo “empresas dos sonhos”
  • Resenha crítica
  • resenha critica de Sonhos roubados
  • RESENHA CRÍTICA: UM SONHO POSSÍVEL
  • Resenha Crítica: "Um Sonho de Liberdade"
  • Resenha critica O vendedor de sonhos
  • RESENHA CRÍTICA: UM SONHO POSSÍVEL
  • RESENHA CRÍTICA: A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!