Resenha crítica dos livros memórias póstumas de brás cuba e quincas borba, humanitas a loucura de dois homens.

Páginas: 8 (1857 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
1 – APRESENTAÇÃO DO ENREDO DA OBRA

Brás Cubas descendia de uma família rica, morre e na morte escreve suas memórias. Ele inicia a narração nos seus últimos momentos de vida, quando recebe visitas,. Começa sua narração contando de sua infância, lembrando que era um menino muito mimando e arteiro, sem responsabilidades e culpas, e assim chegou à mocidade. Foi nela que o Brás conheceu marcela,uma espanhola, que seria seu primeiro amor. Viveu um romance, Brás enchia-lhe de caros presentes dilapidando quase por completo a herança do seu pai, este descobrindo os arroubos do filho manda-o para à Europa para se formar em direito, volta por ocasião da morte da mãe, fica profundamente deprimido tranca-se em casa, seu pai tenta convencer-lhe a casar e entrar na vida política, a escolhida pelopai e Virgília, moça bela e que com a ajuda do pai abriria para Brás as portas da carreira política. Mas antes de concretizar seus planos Virgília casa-se com Lobos Neves, um golpe por demais duro para o pai de Brás que ansiava ver o filho deputado, com a desilusão vem a falecer de desgosto. Brás volta a viver sozinho, e recebe às vezes a visita de seus amigos, foi por eles que recebe a notícia davolta de Virgília que tinha partido anos antes com o marido para longe. No reencontro os dois começa um ardoroso romance, arrumam uma casa para seus encontros amorosos amparados por Dona Plácida, foi nesses tempos que Brás encontra uma migo de infância Quincas Borba que tinha se tornado um mendigo. Virgília acaba engravidando, perde o bebê, Lobos neves conquista a presidência do ministério e ocasal parte para a província. Brás se reencontra novamente com Quincas Borba, mas desta vez ele tinha se transformado em virtude de uma herança, se tornara além de rico um filósofo criador de uma nova teoria, a Humanitas. Daí pra frente, Brás se juntara a Quincas no praticar da filosofia Humanista, candidatou-se a político, cargo que logo perdeu, e criou um jornal que rapidamente morreu. Nos seusúltimos dias viu Quincas morrer e ter o início de uma loucura, por fim morreu.
Ao fim, Brás Cubas se vangloria por não ter tido um pão comprado com o suor de seu trabalho e não ter dado continuidade à humanidade.
2 – CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS

BRÁS CUBAS – Narrador da história, morto, conta suas memórias á partir de sua egoísta visão da sociedade, é filho abastado quandocriança mimada e arteira morre solteirão aos 64 anos.

VIRGÍLIA-Sobrinha de ministro, é prometida a Brás Cubas, depois decide casar-se com Lobo Neves, já casada vira amante e grande amor de Brás Cubas.

LOBO NEVES – Marido de Virgília ao contrário de Brás Cubas tem uma carreira política sólida, é bom esposo, mas mesmo assim é traído pela mulher.

QUINCAS BORBA – Amigo de infância de Brás Cubas,quando estava passando dificuldades financeiras rouba o relógio do amigo, restituindo-lhe outro, tempo depois, torna-se o grande amigo e teórico da nova doutrina por ele inventada.

DONA PLÁCIDA – 'Dona” da casa aonde os amantes se encontram, representa a classe média, tem uma vida laboriosa e sofrida.

3 – HUMANITAS, A LOUCURA DE DOIS HOMENS.
.
A voz mal podia sair-me do peito; e, aliás, nãotinha descoberto toda a cruel verdade. Quincas Borba não só estava louco, mas sabia que estava louco (...). “Sabia e não se irritava contra o mal; ao contrário, dizia-me que era ainda um a prova de Humanitas, que assim brincava consigo mesmo.” (ASSIS, Memórias Póstumas. 2001, p. 158)

”-Doutor para quê?_ acudiu um dos primeiros. Este homem está maluco (...) pouco tempo depois morreu... Nãomorreu de súbito nem vencido.” (ASSIS, Quincas Borba. 2001. p. 219).

Com estes dois trechos, retirados do livro Memórias Póstumas e de Quincas Borba ambos escritos por machado de Assis pretendo fazer uma breve analise do sistema filosófico Humanitas versus a loucura, partindo do pressuposto de que seus dois mais ilustres defensores se tornaram loucos. No primeiro romance Quincas Borba é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do livro Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba
  • Resenha Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • Resenha memórias póstumas de Brás Cubas
  • Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • resenha memorias postumas de bras cubas
  • Resenha Memórias Postumas de Brás Cubas
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!