Resenha crítica do texto: “cidadania planetária, pontos para a reflexão.” de moacir gadotti

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
Universidade do Grande Rio - Professor José de Souza Herdy

Ilria Pio de Moura
3106184








Resenha










Duque de Caxias
2012
Ilria Pio de Moura





Resenha


























Duque de Caxias
2012


CIDADANIA PLANETÁRIA: Pontos para a reflexão.


Este texto foi apresentado na Conferência das Américas para a Carta daTerra (Cuiabá, Mato Grosso, 30 de novembro a 03 de dezembro de 1998.). Nele Moacir Gadotti, aborda questões como a ambiguidade do conceito de cidadania, os processos e modelos de globalização, o educar para cidadania planetária e os desafios enfrentados.
O autor destaca que cidadania é essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres, porém o seu conceito é ambíguo. Existe hoje umaconcepção consumista de cidadania sustentada na competitividade capitalista. Seria uma cidadania de mercado, que se limita aos direitos individuais. Em oposição a essa concepção, que é muito restrita, existe uma concepção plena de cidadania, onde o Estado deve ser democrático e solidário, visando também à conquista e construção de novos direitos, novos espaços de exercício da cidadania, instituindoregras justas no atendimento ao cidadão.
A noção de cidadania planetária (mundial) sustenta-se na visão unificadora do planeta e de uma sociedade mundial. Dois processos de globalização destacam-se: o primeiro é a globalização de produção capitalista. Aqui a globalização é essencialmente excludente, onde é possível distinguir países globalizadores e países globalizados, onde o mundo(principalmente do ponto de vista econômica) continua dividido ao invés de promover uma real globalização. O segundo é a globalização da Sociedade Civil, que propiciada pelos avanços tecnológicos, possibilita novos movimentos sociais, políticos e culturais intensificando a troca de experiências de suas particulares maneiras de ser, questionando as desigualdades no interior dos Estados-Nação. A questãofundamental levantada é a da reterritorialidade: uma cidadania planetária que supere as nacionalidades (nacionalismo), sem esquecer as questões éticas, ecológicas, de gênero, entre outras.
Na visão do primeiro processo a cidadania global já teria sido alcançada. É o que sustentam os globalistas. Já na visão do segundo, ela é considerada como um processo lento de construção, incluso, na medida em queexistem ainda muitos excluídos da globalização. Sendo assim, a Sociedade Civil mundial (ou global) está ainda em formação e abrange uma grande variedade de sociedades contemporâneas, pobres e ricas, centrais e periféricas, desenvolvidas ou subdesenvolvidas.
Diante da ambiguidade do termo “global”, Gadotti prefere falar de “cidadania planetária” e não de “cidadania global”, uma vez que o objetivo érealçar nosso pertencimento ao planeta e não ao processo de globalização. A planetaridade está na raiz de muitas filosofias, religiões e movimentos sociais, políticos e até linguísticos. Os franceses preferem falar de “mundialização”, em vez de globalização. De fato o que o crescimento da tecnologia possibilitou foi realmente uma “mundialização”, inaugurando a era da informação, onde hápossibilidade de comunicação em tempo real, independentemente da distância. Nota-se que a globalização está muito mais ligada ao fenômeno da mundialização do mercado, que pode ser vista como uma globalização cooperativa ou como uma globalização competitiva (sem solidariedade).
A globalização em si não o problema, pois representa um grande avanço para a humanidade. O que é problemático é a globalizaçãocompetitiva onde os interesses do mercado se sobrepõem aos interesses humanos, onde os interesses dos povos se subordinam aos interesses das grandes empresas. Assim, podemos distinguir uma globalização competitiva de uma possível globalização cooperativa e solidária. A primeira submete-se apenas às leis do mercado capitalista e a segunda subordina-se aos valores éticos e à espiritualidade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica texto moacir gadotti
  • Resenha do texto: Perspectivas Atuais da Educação – Moacir Gadotti
  • Resenha crítica do texto cidadania e educação
  • Resenha: moacir gadotti
  • moacir gadotti
  • moacir gadotti
  • Moacir Gadotti
  • Moacir gadotti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!