Resenha crítica do livro o que é sociologia

Páginas: 6 (1323 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
NOME DO ALUNO (AS): Maria Rayane F. de Lima e
Priscila de Paula Oliveira
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA I
PROFESSOR: SÉRGIO SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: O QUE É SOCIOLOGIA

BRASÍLIA - DF, 2012

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Martins, Carlos Benedito. O Que é Sociologia. 38ª. ed. - São Paulo:Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos: 57).

1. APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA

Carlos Benedito Martins é sociólogo, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, onde exerceu durante vários anos atividade docente. Foi coordenador do Departamento de Sociologia daquela Universidade no período de 1997 a 1981.
É doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, ondeapresentou a tese “Le Nouvel Enseignement Supérieur Privé au Brésil (1964 – 1983): rencontre d’une demande sociale et d’une opportunié politique”. É autor do livro Ensino Pago: um retrato sem retoque, publicado pela Global Editora. Organizou Ensino Superior Brasileiro: transformações e perspectivas atuais, publicado pela Brasiliense.
Atualmente exerce funções de docência e de pesquisa no Departamento deSociologia da Universidade de Brasília (UnB), atuando nas áreas de Teoria Sociológica e Sociologia da Educação. É também pesquisador do CNPq.

2. BREVE SÍNTESE DA OBRA
Nesta obra fala sobre o surgimento da sociologia introduzimos o assunto comentando um dos principais fatores que desencadearam o seu nascimento.
A sua formação foi a junção de vários pensadores da época, que estavam tentandolidar com esse novo “objeto problema” a sociedade pós-Revolução Industrial. Eles não conseguiram definir o que é a sociologia de fato por isso eles começaram a investigar e criar margens para o surgimento de diferentes tradições sociológicas.
O seu desenvolvimento foi quando a pesquisa dos sociólogos foi incorporadas a cultura, houve a burocratização do trabalho intelectual dos sociólogos e assuas várias ideias desenvolvidas. Em 1930 foi fundada uma nova escola sociológica nos EUA a Universidade de Chicago e também a Frankfurt, apoiada numa vertente marxista.
O autor conclui a obra dizendo que o sociólogo deve se libertar das amarras do poder burguês e trabalhar para ser instrumento de transformação social.

3. PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA
O livro o que ésociologia tem por fundamento nos deixar mais claros a cerca dessa matéria e sua origem o seu legado para a nossa sociedade atual.
4.1. O surgimento:
Tudo começou no século XVIII quando a dupla Revolução Industrial e Francesa se tornou um marco na história da sociedade: A desagregação da sociedade feudal, mas a consolidação da sociedade capitalista teve os seus impactos.
Começando por tirar oshomens da vida de simples camponeses e agricultores, que nem questionavam o porquê das coisas, e acreditavam que tudo provinha da vontade divina. E jogando-os numa cidade onde seus costumes e instituições haviam sido abolidos e agora teriam que trabalhar numa indústria onde a carga horária de trabalho era de 12 horas por dia para ganhar um salário precário, sem férias e nem um descanso. Chegaramaté pensar que eles eram máquinas e não humanos, além disso, tiveram que ver suas mulheres e filhos serem obrigados a trabalhar também.
Como consequência houve o aumento da prostituição, criminalidade, do suicídio, infanticídio e entre outras. Cansados de serem trabalhadores possuídos eles precisavam arranjar uma maneira viver dignamente.
Assim foi nascendo uma classe que era simples, masdepois com suas revoltas e manifestos, virou forte difundiu suas próprias ideias, criou seu jornal, sua literatura estavam cansados de trabalhar para os gingantes de aço, e foram lutar pelo seus direitos uma classe chamada o Proletariado, a classe trabalhadora.
Os pensadores da época eram homens voltados para ação, e desejavam introduzir modificações na sociedade, participavam de debates e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica do livro Sociologia da Comunicação
  • Resenha crítica do livro programa de sociologia jurídica
  • resenha critica do livro O QUE É SOCIOLOGIA Carlos Benedito Martins
  • Resenha critica
  • RESENHA CRITICA DE SOCIOLOGIA
  • Resenha Critica O que Sociologia
  • resenha Sociologia
  • Resenha crítica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!