resenha crítica do livro "o que é leitura"

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013
Compreensão da grandeza de ler

Maria Helena Martins é de Porto Alegre, formada em Letras pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – mesmo local onde fez mestrado, sobre um poema gauchesco-satírico, que resultou na obra Agonia do Heroísmo: contexto e trajetória de Antônio Chimango (UFRGS/L&PM, 1980). Em 1979, criou uma “Salinha de Leitura” para crianças, decisiva para a realizaçãodeste O que é Leitura (1982), e que também originou seu doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, na Universidade de são Paulo (Cf. Crônica de uma Utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. Brasiliense, 1989). Entre 1973e 1981, lecionou na graduação e na pós-graduação da UFRGS, e na USP, principalmente Teoria da Literatura e Literatura Infantil. Nos anos 1980 veio para sãoPaulo, onde coordenou projetos de extensão para incentivo à leitura, ligados à USP ao MEC e às secretarias de Educação do Estado e do Município, destacando-se então o Estágio de Formação do Educador em Serviço (Cf. Reinventando o Diálogo: ciências e humanidades na formação dos professores. L. Chiappini, M. H. Martins, M. L. Z. Souza (orgs.). Brasiliense, 1987). Na década de 1990, além deministrar cursos, elaborou e coordenou projetos de formação de mediadores de leitura, retomando a pesquisa pela perspectiva da interação de linguagens (verbais e não-verbais) e leitores (Cf. Questões de Linguagem: muito além do Português. Contexto, 1991); participou do “Proler, aprendendo a ler o Brasil”: prestou consultorias, destacando-se a realizada para o Instituto Itaú Cultural, onde deu cursos,coordenou projetos e publicações (Rumos da Crítica e Outras Leituras. ICI/Senac, 2000). Em 1997, criou o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (WWW.celpcyro.org.br), em Porto Alegre, onde promove eventos, cursos, elabora e desenvolve projetos interdisciplinares a partir da obra ficcional e ensaística desse autor, e organiza publicações como Cyro Martins 90 Anos (Celpcyro/IEL,1998), Você deve assistir, Osvaldo (L&PM, 2000), Fronteiras Culturais (Brasil – Uruguai – Argentina) ( Ateliê/Celpcyro/SMCP. Alegre, 2002 ). Este foi o primeiro fruto de um projeto que se estende dos pagos, em cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul com uruguaias e argentinas, a paragens distantes como a Alemanha onde promoveu, em 2002, com Ligia Chiappini (Universidade Livre de Berlim), o evento“Cultura Fronteriza: Brasil, Uruguay y Argentina”, levando a cultura pampiana a fronteiras longínquas sobre o qual prepara outra publicação.
Pode-se definir a leitura como, ato de pronunciar palavras impressas, signos linguísticos decifrados. Mas apesar de correta, tal definição é suficiente par generalizar o processo de leitura como um todo. Pensar na leitura de um modo mais profundo pode-seperceber que, além de decodificar palavras, dar significado a elas, pode-se a compreendes de um modo mais fácil. Leitura para muitos é apenas à escrita. Quando perguntado a alguém, o que esta leu nos últimos dias, provavelmente sua resposta seria a de algum texto impresso. Mas engana-se, pois com certeza esta pessoa leu muito mais do isto. Por que a leitura não é apenas as palavras. O mundo é capaz denos surpreender com inúmeras possibilidades de leitura. Pois se consegue interpretar formas, gestos, sinais, imagens e também acontecimentos como o vento, um acidente, tantas outras coisas que nem se pode ser mensurado ou citado de forma à sanar todas as formas de leitura. Nessa perspectiva, por ampliar e iluminar nossa compreensão acerca da leitura, o livro, O que é Leitura,escrito por Maria Helena Martins, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, e ex-professora da USP, é indicado aos profissionais que fazem uso da leitura como ferramenta de trabalho e àqueles que buscam um maior aproveitamento e satisfação no ato de ler.
As ideias, conceitos e reflexões a respeito da teoria e prática da leitura estão distribuídos em cinco capítulos que ao todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Critica do Livro Leitura e Produção de Texos
  • Resenha critica (oque é leitura)
  • Resenha crítica sobre leitura
  • ENTENDENDO A LEITURA
  • Resenha do livro a leitura na escola
  • Resenha do livro Discurso e Leitura
  • Resenha do livro o que é leitura
  • Resenha do livro o que é leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!