Resenha crítica do livro plano de carreira: foco no individuo autor: djalma de pinho rebouças de oliveira

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS
Curso Bacharelado em Administração

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO
PLANO DE CARREIRA: FOCO NO INDIVIDUO
AUTOR: DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA


Rafael Rodrigues Ribeiro






Araçuaí 2013





OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Plano de carreira: Foco no indivíduo. São Paulo: Atlas, 2009. 210 p.No primeiro capítulo, que tem como título “Conceito e amplitude do plano de carreira” o autor trás a definição de plano e de carreira separadamente e ao fazer a junção destas definições diz que Plano de Carreira


“é a explicitação formal de um conjunto planejado, estruturado, sustentado e sequencial de estágios que consolidam a realidadeevolutiva de cada indivíduo, de forma interativa com as necessidades das empresas e das comunidades onde elas atuam” (pg 5).


Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas é considerado a mais importante das finalidades do plano de carreira evitando a perda de tempo precioso de suas vidas, sendo importante também: facilitar a interligação entre conhecimentos diversos; facilitar senecessário, a alteração do rumo profissional, trazer mais segurança para o indivíduo e propiciar amplo debate da vida profissional das pessoas.
Para alcançar o sucesso profissional, o indivíduo, deve consolidar uma abordagem estratégica em seu plano de carreira para alcançar uma amplitude elevada. A abordagem estratégica trás como benefícios e precauções: maior facilidade na identificação eanálise das incertezas pessoais e das relativas ao mercado de trabalho; concentrar atenção nos objetivos; facilitar o processo de avaliação e de aprimoramento pessoal e profissional; identificar e usufruir as oportunidades de mercado; desenvolver novos conhecimentos; consolidar a capacitação ideal para melhor atender as expectativas do mercado de trabalho e otimizar o plano de carreira.
Oautor divide os usuários dos planos de carreira em usuários primários que são os profissionais responsáveis pela sua elaboração e aplicação (indivíduos); e em usuários secundários que são as empresas onde esses funcionários trabalham.
Além disso, o autor expõe alguns mitos e inverdades relacionados à carreira dos indivíduos como, por exemplo, o sujeito pensar que a responsabilidade e odesenvolvimento de cada um, é responsabilidade da empresa; a ascensão profissional é uma questão de sorte; que o ideal é que a pessoa permaneça em uma única empresa, dentre outros e as atitudes que as pessoas podem apresentar em relação ao seu plano de carreira como a atitude inativa, a reativa, a proativa e a interativa.
O segundo capítulo fala sobre a metodologia para a elaboração e aplicação doplano de carreira na qual existem seis fases divididas em dezessete etapas a serem seguidas:
Fase 1: Análise do mercado atual e futuro é o momento do individuo colher o maior numero de informações a respeito do mercado de trabalho escolhido, bem como analisar e identificar coisas boas e ruins que poderão acontecer no futuro.
Fase 2: Análise da vocação profissional é o momento doindivíduo entender a sua real vocação e capacitar profissionalmente.
Fase 3: Estabelecimento da vantagem competitiva que tem por finalidade proporcionar o entendimento da realidade de uma pessoa diante dos seus concorrentes reais e potenciais.
Fase 4: Estabelecimento dos objetivos e estratégias, esta fase procura estabelecer os resultados e ações que o plano de carreira de cada pessoadeve consolidar.
Fase 5: estabelecimento do código de ética profissional na qual define a personalidade profissional de cada individuo.
Fase 6: Análise da evolução profissional, esta fase possibilita o acompanhamento e o aprimoramento do plano de carreira de cada pessoa.
O autor fala também sobre os fatores que compõem o plano de carreira que são representados pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha . plano de carreira foco no individuo
  • Sistema de informações gerenciais
  • Plano de carreira com foco no individuo
  • Plano de carreira: foco no indivíduo
  • Resenha crítica do livro: Elegia para uma Re(li)gião, autor Francisco de Oliveira
  • Resenha do livro planejamento estrategico conceitos metodologia pratica djalma rebouças
  • Resenha do livro liderança em foco
  • Resenha livro liderança em foco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!