Resenha crítica do livro novos caminhos para a educação cristã – julio zabatiero

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Introdução
Esse livro demonstra-se apropriado para educadores cristãos. Para esse alvo, Zabatiero elabora perguntas na conclusão dos pontos.
O autor começa sua obra, remetendo o leitor ao período de ouro para a Educação cristã, que foi a partir de 1980 e depois compara com a primeira década do século XXI, marcada pela busca do crescimento numérico nas igrejas, uma mudança de foco.
Zabatieroesforça-se em demonstrar biblicamente a necessidade da educação cristã, falando primeiramente da necessidade da igreja por essa área como corpo, depois da necessidade do ensino no reino, e depois da necessidade existencial da humanidade explicando que o ensino “re-humaniza” o homem que foi desumanizado pela ação do pecado. Vale ressaltar que o autor trata dos valores sociais como advindos dosenso de justiça que vem de Deus.
Na visão teológica, o autor atrela á educação cristã o compromisso social da cidadania. Fala da necessidade de se viver a fé de forma comprometida num mundo cada vez mais individualista, onde até os relacionamentos são negociados visando lucro. Fala da necessidade da pessoa saber da implicância do “ser cidadão” visando a liberdade. Aqui ele conceitua a liberdadefazendo uma abordagem reflexiva sobre ela. Ele ressalta que não se pode pensar em liberdade visando desejos efêmeros, mas viver o presente de forma que nossas atitudes apontem para contribuir para a garantia de um futuro melhor.
Outro papel da educação cristã, continuando numa visão teológica, é a construção da identidade cristã, uma vez que em Cristo dever estar a esperança, a fé e o exemplo socialpadrão desse cristão.
Percebe-se que o autor se preocupa muito com a questão da alienação social presente na sociedade moderna atribuindo á educação cristã uma função de contribuir para revitalização do mundo. Esse “amor pela vida”, segundo o autor, não se resume a vida biológica, mas a inclusão social, a cidadania, o vínculo entre os seres humanos ressaltando que a vida cristã tem como objetivonão fugir, do mundo, mas transformá-lo, “salvá-lo”. Essa realidade de mundo inclui até a própria natureza.
Zabatiero, ao falar de uma pedagogia excelente, critica o modelo pedagógico escolar brasileiro que, segundo o autor, é quase que o modelo adotado pelas organizações educacionais das igrejas. Um modelo sem aplicabilidade concreta que não se ajusta a sua realidade social. Então ele sugereuma “nova concepção pedagógica”, uma pedagogia “integral”. Para isso ele recorre á Paulo Freire com sua “Pedagogia da esperança”. Essa pedagogia trabalha algo que, como ressalta o autor, é uma necessidade ontológica que é a esperança. Essa esperança é algo procurado nessa geração sem boas expectativas do futuro, essa ênfase na esperança encontra boa aplicabilidade na educação cristã, pelo fato deser ela primordial para o Cristão, porque a mensagem do cristianismo é uma mensagem de esperança, e, portanto, deve ser trabalhada.
O processo educacional eficaz deve levar o educando á um conhecimento crítico segundo Freire, e Zabatiero confirma essa mesma necessidade para a educação cristã utilizando do exemplo de Jesus, que foi um mestre que indagou as prerrogativas da tradição judaicaformada, apresentando novas possibilidades.
O escritor trata em seguida da importância do caráter dialogal do ensino Cristão, que é um ensino onde existe a preocupação máxima da cognocibilidade do ensino do orientador e não apenas da recepção e armazenamento de informações que não precisam fazer sentido e nem lógica para o educando. É necessária a compreensão de que o aprendizado é algo comum tantopara o educador quanto para o educando e que ele é um processo, uma ação contínua que exige uma caminhada para a assimilação e construção do aprendizado que faz a diferença. Zabatiero mostra a necessidade dessa observância para a educação cristã. Uma educação que exige prática do que é ensinado.
Em tudo Zabatiero se mostra muito saudosista tentando resgatar as propostas pedagógicas do passado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica do livro "O que é educação"
  • Resenha Crítica do Livro: O que é Educação Física
  • Resenha crítica do livro: o que é educação. brandão
  • Resenha Crítica do livro Bourdieu & a Educação
  • Resenha crítica do livro educação e mudança
  • resenha critica julio verne
  • Resenha critica
  • Novos caminhos para a educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!